Final do Rocket Amazônia será gravada na ExpoAmazônia Bio&TIC

Por Amanda Mota (Manaus) e Keren Belem (São Paulo)
Com provas que se relacionam diretamente com o universo das startups e dos startupeiros, o reality show Rocket Amazônia estreou no último dia 5 de outubro. Já no episódio inicial, ficou evidente a animação das equipes selecionadas e, ainda, a grande oportunidade de divulgação para as startups participantes desta 1ª edição do programa televisivo.
No total, dez startups amazônicas estão incluídas no Rocket Amazônia, que conta com a apresentação de Andy Fonseca. As gravações dos episódios foram realizadas em Manaus (AM), mas a grande finalista ainda não é conhecida já que o último – dos oito episódios, está previsto para acontecer no dia 6 de novembro, durante o último dia de programação da ExpoAmazônia Bio&TIC.
Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, Andy Fonseca revelou que a final do Rocket Amazônia contará com a participação de jurados e de empresários que vão definir a startup vencedora.
“Além do Troféu do Rocket, existe a possibilidade da startup campeã receber um investimento. A final será gravada durante a ExpoAmazônia e quem tiver acesso ao evento poderá participar e ver também, mas a exibição do programa acontecerá no dia 23/11”, disse Fonseca.

Foto: Arquivo pessoal Awty

Foto: Arquivo pessoal Fit Share
Desafios
Desde o primeiro episódio, situações desafiadoras entre as startups, exigindo o gerenciamento de crises e a colaboração de cada indivíduo para o êxito da equipe estiveram presentes.
“A primeira edição do Rocket Amazônia tem uma importância enorme porque também é a primeira vez que temos um reality desse tipo aqui na região. O reality é uma grande vitrine. É uma oportunidade para as startups mostrarem o seu trabalho para o Brasil inteiro através do GloboPlay e pra região Norte inteira através da Rede Amazônica, além de criar networking entre elas mesmas. O programa é também uma possibilidade de ser um portfólio para essas startups mostrarem seus modelos de negócios, alcançar novos públicos e até, quem sabe, conseguir investidores”, disse Fonseca ao i9Brasil Portal de Notícias.
Startups da 1ª edição
Em ordem alfabética, as startups da que fazem parte da 1ª edição do Rocket Amazônia são:
1) Amaztrace

É uma plataforma de gestão agrícola e rastreabilidade para produtores rurais e cooperativas. Busca facilitar a gestão agrícola, financeira, emissão de notas fiscais além de facilitar crédito rural e tudo isso de maneira fácil e simples através do WhatsApp. A startup nasceu em 2022 e começou a operar em meados de 2023, hoje, têm clientes no Norte e Nordeste, mas é no estado do Pará que possui a maior atuação.
Perfil no Instagram – Conheça!
2) Awty

De Manaus, é uma startup inovadora que utiliza tecnologias náuticas para retirar resíduos sólidos de rios e igarapés da Amazônia. Desenvolve produtos a partir dos resíduos coletados, gerando impacto positivo nas comunidades ribeirinhas e locais, além de promover ações práticas contra as mudanças global do clima.
Perfil no Instagram – Conheça!
3) Ecotech Amazônia

É uma empresa comprometida em trilhar o caminho tecnológico das pequenas e médias empresas da região amazônica. O trabalho contempla desde a ideação até a criação do modelo de negócio e, claro, na criação de soluções tecnológicas, softwares e hardwares, além de buscar entregar primeiro Mínimo Produto Viável (MVP) em um curto espaço de tempo para validação. A Ecotech Amazônia completa um ano de vida neste mês de outubro de 2024.
Perfil no Instagram – Conheça!
4) Ezscience Biotecnologia

Atua desde 2017 na busca de desenvolvimento de produtos biotecnológicos na Amazônia. A startup foi fundada doutores em Biotecnologia e Imunologia, e atualmente se encontra incubada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) e emprega 5 cientistas das áreas de biotecnologia e imunologia. O principal produto é anticorpos tipo IgY que podem ter diversas aplicações, sendo a principal como matéria prima de testes tipo rápido (imunocromatográfico). A startup produz anticorpos de uma maneira inovadora, utilizando-se de ovos de galinha.
Perfil no Instagram – Conheça!
5) Fit Share

É uma ferramenta de prevenção em saúde através da motivação em grupo, gamificação e educação em saúde. O objetivo é revolucionar a prevenção e educação em saúde através dos valores da saúde preventiva e cuidado. Possui três meses de desenvolvimento ágil e um de incubação no programa de pré- incubação Ocean Launch, oferecido pelo Centro de Capacitação Tecnológica Samsung Ocean. Todo o trabalho de pesquisa e validação já existe há mais de dois anos.
Perfil no Instagram – Conheça!
6) Founder

É uma marca de moda masculina voltada para o empreendedor moderno, oferecendo roupas práticas, sofisticadas e sustentáveis. Nascida há seis meses, em Manaus (AM) a marca tem sua comercialização focada principalmente em canais digitais. As peças são feitas com tecidos tecnológicos que não amassam, desbotam ou retêm odores, além de serem leves e ajustáveis. Com 96% da composição vinda de fibras de reflorestamento, a Founder promove uma moda sustentável e oferece mais do que roupas, cria um ecossistema de estilo de vida que combina conforto, autocuidado e conteúdos exclusivos sobre moda, branding pessoal e empreendedorismo, ajudando seus clientes a se destacarem.
Perfil no Instagram – Conheça!
7) Frete Conecta

É uma startup de base tecnológica sediada em Macapá, Amapá, fundada em 2023. Nossa missão é simplificar o processo de contratação de serviços de frete, conectando motoristas autônomos a clientes que precisam de transporte para mudanças, pequenos fretes, envios de cargas e mercadorias. Através de nossa plataforma intuitiva, facilitamos o acesso a esses serviços, proporcionando uma experiência ágil tanto para quem precisa do serviço quanto para quem o executa.
Perfil no Instagram – Conheça!
8) Lampamazon

Startup do Amapá que oferece uma lâmpada 100% solar, focando em energia limpa e sustentável. Após o apagão de 2021 no Amapá, Jean Yves Noleo, CFO da Lampamazon, percebeu a abundância de energia solar na região e iniciou um projeto para tornar a iluminação solar acessível. Em 2024, após um evento de startups, a Lampamazon foi oficialmente fundada com a missão de transformar o mercado de energia e promover a sustentabilidade.
Perfil no Instagram – Conheça!
9) Treeback

Nascida em Roraima, a Treeback tem em seu DNA a recuperação florestal das áreas degradadas através de ferramentas que possibilitam a conversão de comissões de marketing por indicação de compra nas maiores lojas online do Brasil e do mundo, em árvores plantadas. Ao realizar suas compras online de sua loja preferida através da Treeback, você ganha cashback em árvores plantadas.
Perfil no Instagram – Conheça!
10) Ucloset

É uma plataforma focada em solucionar os principais problemas dos pequenos e médios varejistas de moda e beleza. O primeiro deles é em relação à entrega, um serviço com entregas agendadas, taxas fixas tabeladas pela área e principalmente segurança. A segunda solução é uma vitrine online de alta conversão onde, em menos de 60 segundos, a loja tem seu catálogo online pronto para venda, com sistema de pagamento e entrega incluso. O objetivo é criar um grande ecossistema de moda online e, assim, virar um ‘marketplace’ e, de fato, tornar o “Ifood” das roupas.
Perfil no Instagram – Conheça!
“Todas as startups surpreenderam muito nessa edição, sobretudo por trazerem inovações e tecnologias que conversam com um futuro mais responsável e mais sustentável também. Essa é a proposta do programa mesmo, afinal a gente está no meio da Amazônia. Estão todas ali com algum projeto conversando com essas temáticas”, finalizou Andy Fonseca.
Fotos das Startups: Arquivos Pessoais
Colaborou com esta reportagem: Aécio Leite