#Notícias

Sebrae avança com canal de whatsapp específico para pequenos empresários

19 de março de 2024

Um canal no WhatsApp inteiramente dedicado aos donos de pequenas empresas ou aos que pretendem abrir o próprio negócio. Essa é a mais nova estratégia de comunicação do Sebrae, que avança na sua relação com os empreendedores de todo o país.

A iniciativa é um reforço na estratégia de marketing um-a-um do Sistema Sebrae e eleva a comunicação a um nível mais direto, pessoal e eficaz com cada um dos clientes.

O canal WhatsApp se soma a outras formas de contato que já são realizados (e-mail marketing, Push, SMS). Por meio do serviço, será possível ter acesso a informações, trilhas e jornadas disponibilizadas pela entidade. O objetivo é atingir milhões de empreendedores em todo o país.

Para acessar, clique aqui!

Em 2023, o Sebrae realizou cerca de 34,6 milhões de atendimentos. O intuito é aumentar ainda mais esta relação com os pequenos negócios do país.

“A adoção do WhatsApp compreende parte da estratégia de transformação digital do Sebrae em curso nos últimos anos. Este é um caminho sem volta e, para estarmos próximos dos nossos clientes, precisamos adotar necessariamente essa ferramenta de comunicação, sem perder a excelência em interações. Somos a sexta marca mais forte do país e o empreendedorismo precisa desse apoio para continuar gerando emprego e renda”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima. “A ferramenta vai permitir a promoção da inclusão social, alcançando novos públicos, os empreendedores sociais. Tenho certeza de que seremos uma referência no uso deste canal”, completou.

A iniciativa é resultado de quase dois anos de estudos de mercado, diálogos com parceiros e a própria Meta (empresa responsável pelo WhatsApp), com análises criteriosas de especialistas. A escolha pela ferramenta se deu porque, no Brasil, o WhatsApp está presente em 98% dos smartphones e é o aplicativo mais utilizado. Além disso, o app tem taxas de conversão entre 50% e 80%, o que supera outros canais digitais em eficiência. A empresa contratada para realizar o disparo foi a Salesforce, referência no setor. O Sebrae quer iniciar os contatos nos próximos meses.

Até o momento, o WhatsApp no Sebrae vinha sendo utilizado para dois fins: contato do cliente através da Central Nacional de Relacionamento (CNR) para tirar dúvidas, fazer reclamações, informar-se e para realizar capacitações e cursos. Com a mudança, a ferramenta também será utilizada como uma plataforma ativa com a entrega de informações, conteúdos, produtos e soluções do Sebrae para os mais diversos públicos.

“Queremos chegar aonde o pequeno negócio se encontra, sem barreiras geográficas que impeçam a instituição de entregar seus produtos e serviços, gerando valor às micro e pequenas empresas. O WhatsApp é um canal com poder de alcançar muitas pessoas, de forma bem distribuída no território brasileiro e com efetividade”, comenta o gerente de Atendimento e Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto.

Ele acrescentou ainda que os brasileiros amam o WhatsApp e confiam no Sebrae, que, agora, integra essa ferramenta aos demais canais disponíveis. “Assim, o Sebrae consegue aumentar ainda mais sua proximidade e apoio ao pequeno empreendedor, mostrando-se ainda mais presente em sua rotina para apoiá-lo em seus sonhos e na promoção de um país mais justo”, finaliza Enio.

Para o i9Brasil, com informações do Sebrae

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *