Seguradora francesa aportará R$ 2,5 milhões para promover empreendedorismo amazônico em Bioeconomia
A seguradora francesa CNP Assurances destinará R$ 2,5 milhões (500 mil euros) para suporte a iniciativas de negócios de impacto socioambiental no Amazonas, em cinco associações: AACRDSU, ASAGA, APADRIT, ASPACS e AMIATA.
As ações serão executadas pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), organização da sociedade civil, que promove alternativas para fomentar a economia sustentável na região.
O objetivo será promover empreendedorismo e a geração de renda para cerca de 500 famílias amazônicas em produção e manufatura de óleos vegetais, castanhas e movelaria de pequenos objetos de madeira – do plantio de mais de 5 mil árvores para restauração de áreas impactadas pela comunidade.
Segundo André Vianna, diretor técnico do Idesam, o objetivo é estruturação de negócios de base comunitária e fortalecimento social das famílias.
“Na prática, vamos oferecer assessoria técnica e de gestão para cadeias de valor sustentáveis, fortalecer as organizações na gestão dos negócios e apoiar de maneira mais direta na comercialização dos produtos”, explica.
Para François Tritz, CEO da CNP Seguradora (filial da CNP Assurances no Brasil), o apoio parte de um foco de atuação tanto na floresta e seus moradores. “Acreditamos que a conservação passa por apoio a comunidades nas atividades sustentáveis. É difícil pensar em uma floresta preservada sem investir na capacitação dos moradores da região”, afirma.
“A CNP Assurances é uma empresa acostumada a proteger pessoas. Esse tipo de investimento dialoga diretamente como nossa razão de ser e com nossa visão de futuro”, conclui Tritz.
Sobre o Idesam
O Idesam é uma ONG amazonense com atuação na Amazônia Legal desde 2004 e trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Possui a qualificação de Organização Social de Interesse Público (Oscip) e possui o reconhecimento como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020 e 2023. Recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Inovação e Meio Ambiente’; e é credenciado como ator da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).
Sobre a CNP Seguradora
A CNP Seguradora faz parte do grupo CNP Assurances, empresa francesa com mais de 170 anos de história e presença em 19 países na Europa e na América Latina. Marca própria do grupo no Brasil, a CNP Seguradora foi lançada em março de 2023, trazendo para a realidade brasileira a visão global “Assegurando um mundo mais aberto”. Por meio de um modelo bem-sucedido de multiparcerias, a empresa tem como objetivo oferecer soluções de seguridade que protegem e facilitam as jornadas de vida das pessoas, ampliando o acesso da população aos seus produtos e contribuindo assim para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fonte: Idesam
Leia também:
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional
- Prêmio Fapeam de CT&I – Ennio Candotti – Edição 2024 divulga lista de indicados
- Correios lança edital de inovação aberta para soluções operacionais
- Meta, dona de Instagram e Facebook, substituirá sistema de checagem de fatos por ‘notas da comunidade’, semelhante ao X
- Câmara Municipal de Manaus estuda reativar cursos gratuitos da EscolegisCMM