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Semana Brasileira de Educação Midiática: nossa participação na agenda global da Unesco sobre Alfabetização Midiática

6 de outubro de 2023

Por Clara Fragôso* – Pesquisadora da área de Tecnologia e Inovação em Educação, Especialista em Tecnologias para Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Pública. Fundadora da empresa de Educação Digital Futuro Docente.

A Educação Midiática é definida como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais. Este conceito vem sendo difundido no Brasil pelo Programa Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, com apoio do Google.org, criado para capacitar professores e organizações de ensino, e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens.

Já a alfabetização midiática perpassa pelo desafio de não apenas ler o que chega às nossas mãos, mas principalmente filtrar e dar sentido ao grande fluxo de informações, estando atentos para esta competência como um atual fator de inclusão ou exclusão social.

No contexto atual, no qual se discute o impacto das mídias nas estruturas de um mundo hiperconectado, são muito bem-vindas iniciativas que promovam a interpretação crítica das informações e a participação responsável na sociedade. Neste sentido, em uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o Governo Federal realizará a Semana Brasileira de Educação Midiática.

A Semana acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023). Será considerada o capítulo brasileiro no fortalecimento do debate deste tema no cenário internacional.

O site oficial do evento foi apresentado em um Webnário realizado no último dia 27 de setembro de 2023. Nesta página eletrônica, é possível encontrar também conteúdos das organizações parceiras do evento, materiais que abrangem planos de aula, toolkits e guias sobre temas como segurança nas redes e cidadania digital.

Este Webnário, mediado por Mariana Filizola (coordenadora geral de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secom) contou com a participação de Victor Pimenta (diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom), além de integrantes de organizações da sociedade civil que atuam na temática, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes. Para assistir à gravação do Webnário de pré-lançamento da Semana Brasileira de Educação Midiática, basta clicar aqui!

Por meio do site oficial, também é feito o convite às escolas, ONGs, coletivos, centros acadêmicos, ativistas, educomunicadores e demais pessoas e organizações interessadas de todo o país a participar da Semana, cadastrando atividades das mais diversas modalidades, no formulário de inscrição disponível neste link.

Esta será, de fato, uma grande oportunidade para a participação brasileira em debate global conduzido pela Unesco, mas que precisará ainda ser bastante difundida em solo nacional para que o tema da Educação Midiática seja dialogado com seriedade em diferentes contextos da sociedade civil, em especial, nas nossas escolas.

Correlacionar esta pauta ao trabalho pedagógico de docentes de todas as etapas de ensino é entender que o amplo acesso à informação é potencializador da aprendizagem, mas ao mesmo tempo vem acompanhado de grandes responsabilidades como: avaliar criticamente a intenção e a qualidade da informação encontrada, desenvolver um repertório básico de ferramentas de autoria para produção e compartilhamento de conhecimento, bem como reforçar aspectos éticos e democráticos ligados à ideia de cidadania digital.

Clara Fragôso* – Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação em Educação do Programa de Mestrado em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Especialista em Tecnologias para Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-advogada. Fundadora da empresa de Educação Digital Futuro Docente.

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