Startup Amazonense desenvolve a primeira impressora 3D multicolorida do país
As impressoras 3D têm revolucionado o mercado ao permitir a criação de peças tridimensionais que facilitam a visualização de projetos diversos, desde maquetes de construções até modelos utilizados na indústria médica.
No entanto, até recentemente, havia uma limitação: a falta de cores nas impressões. Agora, esse desafio foi superado com o lançamento da Gaia G-16, a primeira impressora 3D multicolorida desenvolvida no Brasil pela startup amazonense Gaia, em parceria com a empresa B&Z.
A Gaia G-16 promete trazer um novo mundo de possibilidades para o segmento de impressão 3D. De acordo com os criadores da inovação, a capacidade de imprimir peças com cores variadas traz maior dinamismo aos protótipos, permitindo destacar partes específicas para facilitar a comunicação e a apresentação de diagnósticos na área de saúde, por exemplo.
“Ao nos depararmos com o projeto da impressora 3D multicolorida Gaia G-16, ficou claro para nós a relevância dessa iniciativa”, afirmou Alexandre Damasceno, engenheiro da empresa B&Z.
A parceria entre a Gaia e a B&Z foi fundamental para transformar o projeto em um protótipo real, possibilitando a impressão de uma variedade de 16 cores por meio da mistura das cores primárias.
A iniciativa da Gaia e sua parceria com a B&Z destacam a importância do Polo Digital de Manaus como um celeiro de inovações tecnológicas. A startup já possui registro de software e patente aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o que confere maior credibilidade e reconhecimento ao trabalho conjunto realizado pela Gaia e pela B&Z.
Com a Gaia G-16, a indústria de impressão 3D no Brasil dá um passo significativo ao oferecer uma solução multicolorida, permitindo que os empreendedores, designers e profissionais da área médica tenham uma nova ferramenta em mãos para tornar suas criações ainda mais impactantes e precisas.
Autora: Beatriz Silveira – Portal i9 Brasil