Parceria entre INDT e Venture Hub estimula startups amazônicas a alcançar mais recursos incentivados

Por Amanda Mota
Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (12/2), na sua sede, em Manaus (AM), o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), oficializou uma parceria com a Venture Hub – Centro de aceleração de startups e inovação corporativa, que promete fomentar de forma significativa o ecossistema de startups na Amazônia.
O Diretor Executivo do INDT, Geraldo Feitoza, explicou que, com essa parceria, de modo geral, os dois centros, que são referências nacionais em inovação tecnológica e aceleração de startups, pretendem impulsionar o ecossistema de tecnologia e negócios inovadores de base tecnológica na região, conectando empreendedores a oportunidades de financiamento, desenvolvimento de produtos e escalabilidade de mercado.
“Vamos somar a experiência consolidada em inovação e tecnologia do INDT com a expertise em aceleração de startups e acesso a redes estratégicas de investimento da Venture Hub”, destacou Feitoza.
Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, o vice-presidente de inovação corporativa da Venture Hub, José Eduardo Azarite, declarou que a Amazônia concentra pujantes startups e que isso foi motivadora para a construção dessa aliança entre Venture Hub e INDT.
“Há muitas oportunidades que podemos trazer para as pujantes startups da Amazônia e isso foi um dos principais motivos para procurarmos o INDT. Estamos compartilhando um sonho e um propósito para que essas startups possam encontrar as oportunidades e conquistarem o almejado desenvolvimento. Vamos apoiar startups de base tecnológica. Até 2030, queremos criar oportunidades para 10 mil empregos”, declarou Azarite.

Geraldo Feitoza e José Eduardo Azarite (Foto: Amanda Mota)
“Acreditamos que, com a combinação de recursos tecnológicos e acesso a redes estratégicas de investimento, podemos posicionar a Amazônia como um hub de inovação e empreendedorismo, criando oportunidades de crescimento sustentável para todos”, finalizou o COO da Venture Hub, Pedro Pimentel.
Saiba mais sobre as instituições envolvidas
INDT
Com mais de 20 anos de atuação, o INDT é referência em inovação e projetos tecnológicos, tendo sido o centro de P&D da Nokia e da Microsoft no Brasil. Atualmente, atende grandes empresas como Motorola e Positivo e possui unidades em Manaus, Brasília e São Paulo. Desde 2017, é uma unidade credenciada da EMBRAPII, realizando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria.
Venture Hub
A Venture Hub, por sua vez, é um centro de aceleração de startups e inovação corporativa, com escritórios em Campinas e Manaus.
A empresa atua em conjunto com uma ampla rede de empreendedores, investidores, corporações (grandes, médias e pequenas empresas), centros de pesquisa e universidades, auxiliando a lançarem novos negócios de tecnologia, escalarem soluções inovadoras e captar financiamento.
Sua área de Startups e Investimentos (através dos programas de aceleração e do fundo de investimentos Select Portfolio) encontra, investe e acelera startups e times de alto potencial, viabilizando e aumentando o impacto desses negócios no mundo, gerando retorno social e financeiro para todo o ecossistema.
Leia também:
- Startup brasileira inova processo de ensino para estudantes neurodivergentes
- Inovação sustentável e impacto social com a reciclagem de pneus
- Empresas globais de tecnologia reúnem CEOs e pensam sobre a inovação no Brasil
- Amazônia Bio Summit está chegando; confira a programação
- PIM registra crescimento de 15,61% no primeiro trimestre