#Notícias

Cooperação entre UEA, UESPI e Inmetro deve impulsionar a inovação no Norte e Nordeste

31 de agosto de 2023

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Estadual Piauí (Uespi) deram um passo significativo em direção à excelência na pesquisa científica, juntamente com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, as instituições assinaram um importante termo de cooperação como parte do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ) lançado pelo Inmetro.

A assinatura deste acordo ocorreu no contexto do seminário “A Qualidade e as práticas de sustentabilidade”, realizado pela Associação Brasileira de Avaliação de Conformidade (Abrac) e pelo Inmetro, como parte da 31ª reunião da Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (Iaac).

Objetivos

Um dos principais objetivos deste programa é impulsionar a acreditação de laboratórios de pesquisa, estimulando também a formação de profissionais nas áreas da metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste do país. A colaboração permitirá às equipes da UEA e da Uespi acessar a infraestrutura laboratorial, os recursos humanos e as iniciativas acadêmicas do Inmetro.

O Prof. Dr. André Zogahib, reitor da UEA, enfatizou que essa parceria coloca a universidade em um patamar diferenciado na pesquisa e desenvolvimento.

“A UEA é uma universidade com professores altamente qualificados, bem como um corpo técnico administrativo e laboratórios de extrema qualidade. A acreditação demonstra o trabalho excepcional que temos realizado e nossa capacidade de oferecer serviços de excelência à sociedade”, declarou Zogahib.

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, destacou que apenas 9% dos laboratórios acreditados pelo Inmetro estão localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“Nossa intenção é que esses laboratórios, com o tempo, expandam seus escopos para incluir os ensaios necessários aos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. Ao mesmo tempo, estamos lançando um programa de certificação de origem para agregar valor aos produtos produzidos nessas regiões”, acrescentou Brito.

O Prof. Dr. Evandro Alberto, reitor da Uespi, chamou essa cooperação de um marco histórico para o país e ressaltou que esse avanço representa um desenvolvimento significativo para o Norte e Nordeste, permitindo que as instituições desenvolvam pesquisas de alta qualidade para a população.

Participações

A solenidade contou com a presença de várias personalidades, incluindo o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM), Renato Marinho Bezerra Júnior; o presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa; o superintendente adjunto executivo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Luiz Frederico Oliveira de Aguiar; e a presidente do Iaac e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro, Andréa Melo.

Com essa parceria estratégica, a pesquisa científica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil está prestes a dar um salto qualitativo, impulsionando o desenvolvimento e a inovação em diversas áreas.

Portali9Brasil

Fotos: Divulgação UEA

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *