#Notícias

UEA recebe homenagem na CMM pelos 22 anos de história

20 de setembro de 2023

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor André Nunes Zogahib, além de professores e servidores da instituição foram homenageados nesta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por ocasião dos 22 anos que a Universidade completa neste ano.

De acordo com o reitor da UEA, a instituição vem se fortalecendo cada vez mais.

“A universidade nasceu com essa missão. E estamos trabalhando para fortalecê-la, criando mais unidades no interior e otimizando nossos recursos para apoiar o desenvolvimento de todo o Amazonas. A homenagem é de grande significado, pois reconhece não apenas uma história, mas o esforço coletivo de professores, técnicos e alunos que passaram e que estão na universidade, dedicando-se às atividades acadêmicas para cumprir a sua missão”, declarou o reitor da UEA.

Homenagem

Pelos serviços prestados e pela trajetória acadêmica, professores e servidores da instituição receberam, das mãos da vereadora professora Jaqueline Pinheiro e do reitor, o Diploma de Honra ao Mérito.

Entre os homenageados estão o diretor da Agência de Inovação da UEA, Antônio Mesquita, e o coordenador do Samsung Ocean em Manaus, professor Sílvio Marques, ambos da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST), onde a instituição possui um Parque Tecnológico.

Além disso, o Madrigal Amazonas da UEA, regido pelo maestro Adroaldo Cauduro, realizou uma apresentação especial em homenagem aos 22 anos da universidade.

Registros de presença

Também participaram da solenidade o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fábio Henrique dos Santos Albuquerque; o procurador-geral do Município Rafael Bertazzo; o coordenador das Comissões da Ordem dos Advogado do Brasil – seccional Amazonas (OAB/AM), Cassius Clei; a diretora regional do Senac, Silvana Carvalho; e o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Rubens Macedo Viana.

Saiba mais sobre a UEA

A UEA é uma universidade pública, autônoma em sua política educacional, que tem como missão promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região em que está inserida.

Mais de 25 mil estudantes estão matriculados na graduação e, também, na pós-graduação da UEA. Em sua estrutura física estão seis unidades acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 16 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado.

As atividades acadêmicas tiveram início no dia 3 de agosto de 2001 e, em 30 de junho de 2005, foi realizada a formatura da primeira turma, com 7.150 alunos do curso Normal Superior do Programa de Formação de Professores (Proformar) – um projeto vencedor do prêmio Objetivos do Milênio e apontado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como modelo a ser seguido por outros países.

Conforme divulgado no portal da UEA, a instituição possui 286 cursos, sendo 64 regulares e 22 de oferta especial, contabilizados por município de oferta, e 68 cursos contabilizados por nomenclaturas. A UEA oferta ainda 64 cursos de pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), 15 cursos de Mestrado e cinco de Doutorado (Stricto Sensu), além de oito cursos de Minter e Dinter (programas de mestrado e doutorados interinstitucionais.

Missão, Visão e Valores da UEA

Missão

Promover a educação, construir o conhecimento científico e fomentar a inovação tecnológica para atender às demandas e se integrar com a sociedade de forma a superar o desafio de desenvolver a Amazônia com sustentabilidade.

Visão

A afirmação da UEA nos próximos cinco anos como instituição de referência nacional em ensino superior, caracterizada pelo compromisso social de instituição pública e pela excelência na gestão.

Valores

Respeito, Justiça, Liberdade, Inovação, Responsabilidade Social, Cidadania e Valorização dos servidores técnico-administrativos, docentes e colaboradores.

Amanda Mota – Portal i9Brasil, com informações da UEA

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *