AMAZ apresenta exemplos de inovação de comunidades tradicionais

A AMAZ Aceleradora de Impacto participou do do “Inova Amazônia Summit” em Macapá (AP) para apresentar soluções de impacto socioambiental que estão em curso, na trilha que está abordando temas sobre teconologia e informação, durante o encontro.
Isis Arébalo, analista de Novos Negócios, foi a representantes da AMAZ no painel “Tudo novo de novo: A Potência das Comunidades Locais para Gerar Inovações e Impacto na Floresta”, realizado na última sexta-feira (23/5). Ao seu lado esteve o CEO da empresa Flor de Samaúma, que produz os tintos de açaí, de cupuaçu e de taperebá. O moderador do painel foi Cirilo Simões Filho, presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação – Prodap (AP))
Exemplos práticos de inovação liderados por comunidades amazônicas que combinam saberes tradicionais e tecnologias para responder a desafios sociais, econômicos e ambientais da região foram apresentados.
Isis Arébalo destaca que a constituição de políticas públicas e parcerias com empresas pode impulsionar negócios de base comunitária com impacto real na floresta, mas quem mora na floresta deve ter o protagonismo.
“A importância do tema está justamente em reconhecer que o desenvolvimento sustentável da Amazônia só é possível com o fortalecimento de quem vive e conhece o território”, enfatiza a analista da AMAZ.
Mais sobre o evento
O “Inova Amazônia Summit” foi realizado de 21 a 23/5²025, promovido pelo Governo do Estado do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao longo de três dias, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas, incluindo estudantes, investidores, empreendedores, startups, especialistas e representantes do poder público.
A programação conta com oficinas, palestras e paineis para debater bioeconomia, inovação, turismo, comunidades tradicionais, investimentos, tecnologia, empreendedorismo de impacto, inclusão social e outros temas relacionados ao desenvolvimento da Amazônia.
Leia também
- UFRN promove Hackathon com foco em cidades sustentáveis e empreendedorismo
- GBR e Venture Hub anunciam hub de inovação
- Datathon no AM conta apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts
- Ipiam é reconhecido por Lei como entidade de utilidade pública
- Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio