#Artigo

Cultura Digital, EaD e Formação Docente: conheça os cursos disponíveis no Portal AVA MEC

4 de novembro de 2023

Por Clara Fragôso* – Pesquisadora da área de Tecnologia e Inovação em Educação, Especialista em Tecnologias para Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Pública. Fundadora da empresa de Educação Digital Futuro Docente.

A Base Nacional Comum Curricular elenca como Competência Geral nº 5 a Cultura Digital – compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Tal competência se aplica às três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Foi também a LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – que estabeleceu em seu art. 62, §2º, a possibilidade de utilização de recursos e tecnologias de educação a distância (EaD) para a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.

A EaD foi conceituada, em 25 de maio de 2017, pelo Decreto nº 9.057, como: a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.

Em 20 de dezembro de 2019, a Resolução do Conselho Nacional de Educação/CP nº 2 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, assim como instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – a denominada BNC-Formação. Este documento reforça o compromisso com a Cultura Digital, a medida em que elenca como Competência Geral Docente nº 5: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar aprendizagens.

Neste sentido, como estratégia de implementação da EaD para fomentar a formação continuada de professores, foi desenvolvida a Plataforma AVA MEC, em parceria entre o Ministério da Educação e o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tal iniciativa faz parte da dimensão de Formação do Programa de Inovação Educação Conectada e em 2022 chegou a ultrapassar a marca de 3 milhões de cursistas.

Com intuito de promover ainda mais a popularização das formações continuadas disponíveis nesta plataforma, especialmente aquelas que se dedicam ao tema da Cultura Digital, elaboramos uma Lista de Cursos Online com as respectivas informações de carga horária e link para acesso.

Confira a lista de Cursos Online exclusivamente preparada para os leitores do Portal i9Brasil:

Uso de Recursos Educacionais Digitais – 60h

Link 1

Formação do Programa de Inovação Conectada – 180h

Link 2

Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia – 180h

Link 3

Medidor Educação Conectada: a importância de analisar a qualidade da internet – 60h

Link 4

Introdução ao Pensamento Computacional

Link 5

Pensamento Computacional – Anos finais – 45h

Link 6

Pensamento Computacional – Anos iniciais – 30h

Link 7

TICS – Tecnologias da Informação e Comunicação – 60h

Link 8

Falar em Cultura Digital é compreender as relações humanas fortemente mediadas por tecnologias e comunicações por meio digital. Esta transformação já vem alcançando o ambiente escolar e estes cursos podem ser os primeiros passos para uma prática pedagógica mais conectada com o novo contexto. Bons estudos!

Clara Fragôso* – Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação em Educação do Programa de Mestrado em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Especialista em Tecnologias para Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-advogada. Fundadora da empresa de Educação Digital Futuro Docente.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *