#Oportunidades

Google lança fundo de investimento para startups lideradas por negros

1 de junho de 2023

O Google lançou Black Founders Fund Brasil, um fundo de investimento para startups fundadas e lideradas por pessoas negras. Pensando em como ajudar a endereçar a lacuna de diversidade, inclusão e acesso a capital empreendedor, a iniciativa do Google for Startups vai investir um valor inicial de R$ 5 milhões, sem qualquer contrapartida ou participação societária para esses empreendedores.

“Nosso principal objetivo com o Black Founders Fund é ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e apoiar empreendedores negros e negras que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento a acessarem capital para desenvolver seus negócios”, destacou o Google.

Para se inscrever ou indicar uma startup para o fundo, basta acessar o formulário disponível no nosso site. Entre os requisitos, além de estarem buscando uma rodada de investimento seed para financiar o próximo estágio de desenvolvimento, as empresas devem utilizar tecnologia como base da solução que oferecem e já ter um negócio em operação, ou seja, já possuir um produto lançado com alguns usuários e possíveis clientes. Os empreendedores também precisam especificar como planejam usar o dinheiro.

As empresas investidas pelo fundo receberão ainda créditos em produtos do Google e terão à disposição uma rede de mentores para ajudar nos seus desafios. Além disso, elas poderão ser selecionadas para participar dos diversos programas realizados pelo Google for Startups Brasil.

Reconhecendo o tamanho do desafio, a iniciativa conta com duas instituições colaboradoras que há anos atuam no fortalecimento do afroempreendedorismo no Brasil, o Vale do Dendê e a Preta Hub, que também irão indicar startups com potencial para serem investidas pelo fundo. Essas instituições também vão oferecer sessões de treinamento para mentores e realizarão fóruns sobre diversidade racial para engajar líderes e players importantes da indústria de tecnologia.

Vale ressaltar que o Google irá investir recursos financeiros sem participação societária. Ou seja, o Google será um aliado no progresso dos negócios, mas não será sócio formal nem terá retorno financeiro sobre eles.

“O Google for Startups acredita que as startups são um dos principais motores do crescimento econômico em suas comunidades. Quando você investe em empreendedores negros, você não está só ajudando os negócios deles a crescerem, mas também investindo em diversidade e inclusão, geração de empregos e riqueza, e apoiando soluções para importantes problemas da nossa sociedade”, ressaltou a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *