#Notícias

Governo Federal cria a Estratégia Nacional de Economia de Impacto

22 de agosto de 2023

O presidente Lula assinou na última quinta-feira (17) o decreto nº 11.646, que cria a Estratégia Nacional de Economia de Impacto – Enimpacto. A estratégia concede mandato institucional para 25 órgãos de governo e sociedade civil para implementarem ações de fomento a uma nova economia, mais inclusiva e regenerativa, com impacto social e ambiental positivo.

Fundos de Impacto, cursos de capacitação e programas de aceleração de startups, programas universitários, legislações para o setor e articulação com estados e municípios estão entre as ações previstas.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da sua Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria e do seu Departamento de Novas Economias.

Para o diretor de Novas Economias e responsável pela Enimpacto, Lucas Ramalho, somente com a articulação entre governos, sociedade civil, organismos multilaterais e iniciativa privada a humanidade conseguirá superar os graves desafios sociais e ambientais para alcançar um desenvolvimento sustentável.

Em todo o mundo, crescem iniciativas dessa natureza, lideradas por pessoas que perceberam que os problemas sociais e ambientais se tornaram muito complexos para serem resolvidos apenas com recursos de governos e da filantropia. São iniciativas que se somam aos investimentos públicos e privados na construção de um mundo menos desigual e mais sustentável.

A Enimpacto atua com base em cinco eixos estratégicos: ampliação da oferta de capital, aumento do número de negócios de impacto, fortalecimento das organizações intermediárias, promoção de um macroambiente institucional e normativo favorável à economia de impacto; e articulação interfederativa com estados e municípios.

Portal i9Brasil, com informações do gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *