IFAM lança o Desafio Prototipe 4.0 que seleciona projetos para processo de incubação
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) está com inscrições abertas para o Desafio Prototipe 4.0, que selecionará as melhores ideias para processos de pré-incubação e incubação. O desafio de inovação entre equipes da Rede Federal tem duração de sete semanas e foco na Economia 4.0.
O desafio irá selecionar até 50 equipes participantes que contarão com mentorias especializadas para desenvolver sua ideia proposta até a apresentação de um pitch final e protótipo demonstrativo.
Como funciona o Desafio Prototipe 4.0
Dez ambientes de inovação serão capacitados para a realização de desafios de inovação, como o Prototipe 4.0, com o intuito de auxiliá-los na divulgação, participação e construção deste tipo de desafio de inovação, para que sejam capazes de conduzir o processo em edições futuras de forma autônoma.
Com auxílio de uma plataforma desenvolvida para a gestão de desafios de inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Plataforma Genesis, os ambientes de inovação da Rede Federal auxiliarão as equipes na melhoria de suas ideias de negócio, culminando em uma Banca Final das dez melhores equipes participantes.
Etapa 1: Habilitação das ideias
Seleção interna de até 10 ambientes de inovação de acordo com avaliação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), apresentação do Prototipe 4.0 e capacitação dos ambientes de inovação quanto à: divulgação, utilização da Plataforma Genesis, avaliação de equipes e conhecimentos gerais de inovação.
Etapa 2: Avaliação das ideias propostas
As ideias habilitadas na etapa anterior serão submetidas a uma avaliação criteriosa, com base em critérios específicos estabelecidos no edital. Ambientes de Inovação de renome serão responsáveis por analisar cada proposta. Serão considerados aspectos como a relação entre o problema e a solução proposta, o potencial de inovação, o alinhamento à Economia 4.0, a multidisciplinaridade da equipe e a viabilidade técnica do projeto. Cada critério será pontuado de 1 a 5, seguindo parâmetros pré-estabelecidos. Ao final dessa etapa desafiadora, apenas as 50 melhores equipes serão selecionadas. Prepare-se para uma disputa acirrada em busca do tão almejado sucesso!
3ª etapa
Realização do desafio Prototipe 4.0 com conteúdos e entregas na Plataforma Genesis. O desafio terá a duração de seis semanas e as três equipes finalistas ganharão passagens e diárias para participar de uma imersão em um ecossistema de inovação do Brasil, acompanhadas pelo Ambiente de Inovação de sua instituição.