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Inovação no Brasil: conheça o Hub InovAtiva e o cenário da inovação no Norte e Nordeste

28 de agosto de 2024

Por Keren Belem

Hub de inovação é um espaço físico ou virtual que permite a empresas e startups trabalharem em conjunto, terem acesso a investidores, mentores, fornecedores, e criarem oportunidades de negócio. O artigo da TOTVS “Hub de inovação: o que é, como funciona e exemplos no Brasil” diz que essas entidades têm

“O intuito de fomentar a criatividade, o desenvolvimento de ideias inovadoras e a colaboração, esses espaços podem representar uma grande vantagem estratégica para as empresas e para os investidores.”

Como surgiu o Hub InovAtiva

O projeto foi idealizado pelo governo brasileiro, mais especificamente o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o SEBRAE para ser uma ferramenta de gestão pública.

Com a finalidade de aparelhar startups em todo o Brasil, a iniciativa começou fazendo parcerias e oferecendo um “banho de business” aos empreendedores. Conhecimentos essenciais sobre negócios, linguagem empreendedora e investimentos, para aproximá-los dos investidores e suprir essa necessidade do mercado.

Resultados atuais do Hub. Fonte: InovAtiva

Quando estavam estruturando a iniciativa, após a realização bem-sucedida de um programa piloto, foram em busca da metodologia que equilibra o presencial e online. O objetivo era oferecer capacitação para todo o Brasil, ultrapassando os limites geográficos.

Desenvolveram a sua área de mentorias online e aumentaram a propaganda para chamar a atenção dos empreendedores. Depois fizeram parcerias internacionais para a criação do programa de internacionalização de startups e outros avanços na iniciativa pública para ser o que é hoje. Pela definição da própria organização, uma

“plataforma completa de apoio às startups e ao empreendedorismo no Brasil. Seu portfólio abrange programas de aceleração de empreendedores, mentorias de negócios, eventos para criar conexão e inovação, e cursos à distância. Além disso, a hub tem uma extensa rede de mentores e colaboradores voluntários espalhados por todo o país.”

Startups no Brasil

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) apresenta o resultado da última pesquisa, que não especifica dados por região do país, feita em 2023. A captação do mapeamento aconteceu nos meses de setembro e outubro de 2023, através de uma atualização dos dados das startups já cadastradas e do registro de novas.

Para este estudo, foram mapeadas 2.593 startups em uma base de 14.000 no total, com respostas de todos os estados brasileiros em 326 cidades. O número coletado confere ao estudo um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 2%.

Percentual de startups por região do Brasil em 2023. Fonte: Abstartups

Sobre o perfil das startups, 42,2% das que foram mapeadas em 2023 tem como segmentos principais os citados a seguir. 10,3% são Edtech (Educação), 9,2% são Fintech (Finanças), 8,9% são Healthtech e Life Science (Saúde e Bem-estar), 8,6% são Tech (Desenvolvimento de Software) e 5,2% são Retailtech (Varejo).

32,4% das startups estão em fase de tração, 40,3% utilizam SAAS como modelo para gerar receita e 35,8% das startups foram fundadas a partir de 2020. R$ 876 mil foi o faturamento médio das startups no último ano e 15 é a média de colaboradores nas startups.

Ecossistema de Startups no Norte

No que diz respeito a pesquisa aprofundada por região, os últimos resultados são de 2021 e 2022. O Norte brasileiro possui uma divisão não tão igualitária da presença de startups. 

Em 2021, a Abstartups realizou um estudo regional em parceria com a Deloitte, onde pode notar que mais de 48,9% das startups da região Norte estavam em fase de Operação, enquanto apenas 1,1% dessas startups estaria escalando.

Percentual das fases em que as startups estavam em 2021 na região norte. Fonte: Abstartups

Em 2022 os dados demonstram que o número de startups em fase de tração quase triplicou em relação ao que encontramos em 2021, sendo um total de 27,3%. 

Já ao falar das startups em fase de escala, houve um avanço notável, passando de 1,1% em 2021, para 8% em 2022. Comprovando a ideia de que o Norte está se envolvendo cada vez mais com a inovação, o número de startups em ideação duplicou em um ano. Em 2021 havia 3,3% das startups nessa fase, enquanto em 2022 esses números cresceram para 6,8%. 

Percentual de startups por estado da região Norte em 2022. Fonte: Abstartups

Quanto aos segmentos, no Norte, as startups Healthtechs e Life Science (Saúde e Bem-estar) ficam em primeiro lugar no pódio, contando com uma densidade de 13,6% e, em seguida, as Edtechs (Educação) com 12,5% e as Greentechs (Sustentabilidade) com 11,4%. 

Ecossistema de inovação no Nordeste

No Nordeste estão concentradas mais de 13% das startups do país, ficando atrás apenas do sul e sudeste. Essas três regiões juntas representam mais de 75% do número geral de percentual de startups no país.  

Região Nordeste do Brasil. Fonte: Mundo Educação

Dentre os 9 estados da região, a Bahia se destaca, tendo mais de 26% das startups nordestinas concentradas ali. A Abstartups não apresentou mais dados sobre a presença em cada estado da região.

 Em 2021 as startups da região nordeste do país estavam majoritariamente passando pela fase de operação, sendo que mais de 29% delas se enquadravam neste momento. Enquanto 19% estavam em tração e apenas 5% estavam em fase de escala. 

Estudos de 2022, demonstram um avanço dentro dessas fases. 24,5% estão em operação, 37% estão em tração e mais de 14% das startups do nordeste estão em escala. 

Nos segmentos, as Edtechs (Educação) tomam conta. Mais de 18% das startups são focadas no setor da educação, enquanto pouco mais de 10% desenvolvem tecnologias para a área da saúde (Healthtechs). O terceiro lugar deste pódio é dividido entre as Fintechs e Retailtechs, sendo cada uma com uma fatia de 7%. 

Relembre

Projeto Inovativa Brasil

Imagem de divulgação das startups aprovadas para o ciclo 2024/2. Fonte: InovAtiva

O Inovativa Brasil é um projeto de aceleração gratuito oferecido pela Hub InovAtiva, que realiza dois ciclos de mentorias ao ano. Ele oferece a oportunidade de conexão com investidores e visibilidade para todo o Brasil por meio da apresentação da startup nos canais de comunicação do InovAtiva. Também são oferecidas mentoria e capacitação para que esses empreendimentos tenham sucesso.

A participação no evento é aberta para soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de validação, operação ou tração. A inscrição é feita no site, há um processo de análise, aprovação e publicação das startups selecionadas naquele ciclo. Veja as aprovadas para 2024/2 no Instagram oficial da Hub @inovativahub ou faça a pré-inscrição da sua startup para o primeiro ciclo de 2025 aqui.

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