Prêmio Jaraqui Graúdo 2023 reconhece personalidades e iniciativas voltadas para negócios digitais e de inovação em Manaus
Foi uma noite de celebração e reconhecimento para quem atua no ecossistema de inovação na cidade de Manaus. Em solenidade do Jaraqui Graúdo 2023, nesta quarta-feira (29/12), foram premiadas personalidades e iniciativas da capital em 18 categorias.
A premiação ocorreu durante o segundo dia de programação da Expo Amazônia Bio&TIC, realizada no Studio 5 – Centro de Convenções, no Distrito Industrial I, na Zona Sul.
Organizado por membros voluntários da comunidade Jaraqui Valley, o Prêmio Jaraqui Graúdo acontece anualmente e está na sua oitava edição, como parte do ecossistema de inovação e startups manauaras.
“Essa premiação é uma homenagem a todos os destaques dos temas de inovação no ano de 2023. Momento de confraternizar, de premiar e de incentivar cada vez mais que essas pessoas e empresas continuem fomentando o sistema de inovação na cidade de Manaus”, destacou Isis Arébalo, Community Leader da Jaraqui Valley.
Fases do Jaraqui Graúdo
Para chegar a essa premiação, os finalistas passaram por três fases. A primeira foi com votação aberta à comunidade de inovação manauara e as indicações foram feitas através de voto popular, onde os indicados foram citados espontaneamente (ou seja, sem nenhuma sugestão). Após as indicações, foi realizada uma curadoria dos votos e verificada a veracidade das informações.
Já na segunda fase, foi eleito um comitê avaliador composto de 36 pessoas influentes no meio regional e nacional envolvidos em atividades de inovação e novos negócios. Foi este comitê o responsável por selecionar os finalistas de cada categoria.
Ananda Carvalho também foi homenageada na solenidade como Personalidade do Ano.
Vencedores do Jaraqui Graúdo 2023 por categoria:
- Assessoria e Consultoria: Manaus Tech Hub
- Empreendedor do Ano: Túlio Condé
- Veículo de Comunicação: Portal i9Brasil
- Reportagem do ano: “Manaus é celeiro de empresas de tecnologia”
- Espaço de Inovação: Casarão da Inovação Cassina
- Corporate: Samsung
- Evento do Ano: Ocean Innovation Week
- Incubadora: Inbiota
- Aceleradora: Manaus Tech Hub
- Mentor do ano: Daniel Goettenauer
- Universidade: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- . Programa para Startups: Inova Amazônia do Sebrae
- Instituto de Inovação: Sídia Instituto de Ciência e Tecnologia
- Investidor anjo: Denis Minev
- Heroína do ano: Michella Lasmar
- Negócio de Impacto Social: Hermanitos
- Startup do Ano: Navegam
- Startup Revelação: Chemical
Cristiane Silveira e Amanda Mota, para o i9Brasil