#Notícias

Projetos da Suframa unem tecnologia, empresas e startups

21 de fevereiro de 2025

Por meio da Portaria nº 1.796/2025, a Suframa instituiu Grupo de Trabalho (GT) com servidores de diversas unidades administrativas para atuar no desenvolvimento de três projetos tecnológicos em parceria com empresas e startups brasileiras.

Os projetos foram contemplados no Edital de Chamada Pública “Soluções de IA para o Poder Público”, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e visam ao desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em Inteligência Artificial (IA) aplicadas à resolução de desafios tecnológicos da Administração Pública Federal.

Como forma de operacionalizar os projetos selecionados, foram firmados Termos de Outorga de Subvenção Econômica entre a Finep, Suframa e cada startup selecionada, destacando que caberá à Suframa, enquanto Entidade Pública Participante, o acompanhamento e a validação das soluções desenvolvidas.

O primeiro projeto refere-se a uma solução de IA para interagir por meio de chatbot e fornece informações sobre incentivos fiscais e serviços e foi formalizado com a empresa Intelliway Tecnologia.

O segundo projeto diz respeito a uma solução de IA para otimização do processamento de dados de relatórios de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e foi formalizado com a empresa Data Kie Tecnologia em Informática.

O terceiro projeto, por sua vez, busca uma solução de IA para mensurar impactos socioeconômicos e ambientais de ações de desenvolvimento e será conduzido em parceria com a empresa Finor Consultoria Empresarial.

O Grupo de Trabalho será coordenado pelo servidor da Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Marcelo Cavalcante, e contará com um total de nove servidores, entre titulares e suplentes.

As atividades do GT têm duração prevista, inicialmente, de 24 meses.

Atuação

De acordo com Marcelo Cavalcante, a participação nesta iniciativa poderá proporcionar à Suframa impactos extremamente frutíferos.

Através da introdução de mecanismos que, por meio da Inteligência Artificial, poderão auxiliar e expandir a atuação da Autarquia que diz respeito ao desenvolvimento regional da área da Amazônia Ocidental e Estado do Amapá.

“Além disso, as inovações oriundas não somente do resultado, mas também dos métodos de desenvolvimento, como, por exemplo, a modalidade de subvenção econômica para custear os projetos, podem promover diversos aprendizados internos e gerar desafios inéditos”, ressaltou Cavalcante.

Redação i9Brasil

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *