#É destaque

Quantas atividades um MEI pode ter?

21 de fevereiro de 2025

Definidas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), as atividades de um Micro Empreendedor Individual (MEI) podem chegar até 15 secundárias, além da atividade principal.

No portal do governo brasileiro, é possível identificar cada CNAE e cada atividade permitida para um microempreendedor individual.

Conheça as ocupações permitidas por lei para um microempreendedor individual!

Entende-se como ocupação toda atividade econômica exercida pelo MEI na prática, mas em caso de dúvidas é possível entrar em contato com a Central de Atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pelo 0800 570 0800.

Conforme o Sebrae, existem cerca de 12 milhões de MEI ativos distribuídos em todo o país atualmente. Eles representam mais de 56% das empresas abertas no Brasil. No total, são mais de 400 atividades permitidas e que respondem pela movimentação de cerca de R$ 140 bilhões por ano.

Vantagem de ser MEI

De acordo com estudo produzido pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a formalização do empreendedor por conta própria por meio do MEI gera um ganho de renda até 25% para os empreendedores.

Registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), possibilidade de emitir nota fiscal e fazer negócios com o poder público, ter acesso a produtos e serviços bancários, além de direitos previdenciários (auxílio-maternidade, auxílio-doença, auxílio reclusão e aposentadoria) estão listados entre os benefícios aos quais o microempreendedor tem direito por lei.

Por Amanda Mota

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *