#Oportunidades

Recém-lançado, Centro de Inovação Einstein na Amazônia apresenta projetos vigentes na região

17 de abril de 2024

Inaugurado oficialmente no dia 17 de abril de 2024, o Centro de Inovação do Einstein em Manaus já está em funcionamento com equipe própria e tendo as seguintes frentes de atuação:

– Desenvolvimento de softwares com IA

– Mudanças climáticas e seus impactos na saúde humana/ASG

– Empreendedorismo e capacitação para a criação de startups.

“A região amazônica nos dá a oportunidade de vencer barreiras para que a população local tenha melhor saúde e, também, a oportunidade de entregar através de inovação, uma saúde melhor e, ao mesmo tempo, de usufruir de toda essa biodiversidade pra que a medicina avance no mundo”, disse ao i9Brasil Portal de Notícias o presidente do Einstein, Sidney Klajne.

De acordo com o diretor executivo de Inovação do Einstein, Rodrigo Demarch, Manaus é um local estratégico para o desenvolvimento de projetos de inteligência artificial, telemedicina e big data, por meio da Lei da Informática na Amazônia (8.387/1991).

“Tenho certeza que o lugar escolhido para esse Centro é inspirador. Não se faz nada sozinho e o ecossistema de inovação local também fará parte dessa história. Desenvolver inovação baseados em necessidades locais está entre o que acreditamos. Para que se possa fazer inovação no país, é preciso fazer o desenvolvimento de competências e o Centro de Inovação irá contribuir diretamente para isso”, disse o diretor.

Projetos vigentes

    Casos de gravidez de risco

    Dentre as iniciativas vigentes, com fomento da Fundação Bill e Melinda Gates, uma das ações está direcionada à implementação de um projeto de telemedicina voltado para a identificação precoce de casos de gravidez de risco.

    O SAMPa é um projeto para melhorar a qualidade do cuidado pré-natal por meio da utilização de IA baseada em Large Languange Model (LLM).

    Na prática, o sistema “escuta” as informações e queixas da paciente e, por meio de IA generativa que utiliza Modelos de Linguagem Grandes (Large Language Models – LLM, na sigla em inglês), faz sugestões de perguntas para ajudar o profissional que estiver conduzindo o atendimento.

    Entre as IAs testadas, há alguns modelos que estão sendo “retreinados” pelo time de ciência de dados do Einstein, cuja customização é feita com base em um banco de informações científicas, como protocolos e guia de boas práticas assistenciais, selecionados por especialistas da organização. A ferramenta é utilizada em um contexto de pesquisa. O projeto está em andamento desde setembro de 2023.

    Diagnóstico de Leishmaniose

    Com o aporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), outra ação envolve a criação de um algoritmo de diagnóstico de leishmaniose.

    A ferramenta, que funciona offline, utiliza fotos de lesões de pele, facilitando o acesso ao rastreio da doença em áreas remotas onde os recursos de saúde são escassos. A pesquisa será realizada com apoio da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, de Manaus.

    Programa Inovação e Empreededorismo em Bioinformática

    Visa estabelecer uma conexão estratégica entre tecnologia e saúde, proporcionando aos participantes uma base sólida para a inovação e empreendedorismo. Tem a bioinformática como ferramenta. Irá capacitar e desenvolver empreendedores que estarão aptos a atuar na intereseção entre saúde e tecnologia, visando a criação de soluções inovadoras para o sistema de saúde, além de se prepararem para o empreendedorismo ou ainda para carreiras em pesquisa e indústria biomédica.

    Nesta iniciativa, o Centro implementou um programa, com duração de 12 meses, que concederá 20 bolsas de incentivo para auxílio no desenvolvimento de ideias inovadoras, com o apoio do Grupo Bemol e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A proposta é impulsionar a pesquisa e a tecnologia na região. Nesse sentido, os bolsistas passarão por capacitações em diferentes temas, incluindo propriedade intelectual, biodesign, modelo de negócios.

    Amanda Mota, especialmente para o i9Brasil Portal de Notícias

    Leia também:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *