#Notícias

Sebrae/PI inaugura nova Sala do Empreendedor na região Norte do estado

1 de fevereiro de 2024

Para facilitar o acesso do Microempreendedor Individual (MEI) e das micro e pequenas empresas aos serviços ofertados pelo Sebrae no Piauí e pela Prefeitura Municipal de Cocal já está em funcionamento uma nova Sala do Empreendedor na cidade, localizada na região norte do Estado.

Segundo levantamento do Sebrae, Cocal possui, atualmente, quase 1 mil empresas ativas, sendo 97% desse total pequenos negócios: 552 MEI (57%), 352 microempresas (36%) e 36 empresas de pequeno porte (4%). A maioria dos empreendimentos (88%) são dos setores de Comércio e de Serviços.

“A Sala do Empreendedor tem como foco aproximar empreendedores, Sebrae e poder público. A ideia é não só incentivar a legalização de empresas, mas criar um ambiente favorável para os donos de pequenos negócios e produtores rurais, abrindo novas oportunidades para esse público, inclusive nas compras governamentais. Com a nova sede inaugurada em Cocal, pretendemos fortalecer ainda mais a nossa atuação na região, contribuindo para o desenvolvimento local”, pontua a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

A Sala, que antes funcionava no prédio da Secretaria de Educação, passa agora a ter uma sede exclusiva, situada na Av. João Justino de Brito, 107 – Centro. A localização estratégica facilitará o acesso dos empreendedores e empresários, bem como garantirá mais visibilidade para o espaço de atendimento em si.

O ATENDIMENTO NA SALA DO EMPREENDEDOR

Na Sala do Empreendedor, o atendimento é realizado por um Agente de Desenvolvimento, que repassa informações referentes à abertura e fechamento de empresas, aos editais de licitação e compras do poder público, entre outros assuntos.

Esse agente é um técnico nomeado pela prefeitura, que atua como articulador e mobilizador na implementação da Lei Geral, tendo ainda papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na aproximação dos empresários e empreendedores com o poder público.

Esses profissionais recebem treinamentos periódicos de consultores e analistas do Sebrae no Piauí, sob o comando da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, e são acompanhados pelos Agentes Territoriais da instituição, que atuam de norte a sul do Estado.

Por meio da Sala do Empreendedor, o Sebrae oferta uma série de capacitações nos municípios, sobre temas relacionados ao mundo dos negócios e que são de interesse de empresários e empreendedores. São realizadas também atividades estratégicas, focadas na implementação da Lei de Liberdade Econômica, fomento à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, entre outras frentes.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *