Startup do AM fecha parceria com Tribunal de Justiça do PA

A startup do Amazonas Trilha do Aprendiz acaba de celebrar mais uma conquista significativa para seu plano de desenvolvimento em 2025: a parceria com o Tribunal de Justiça do Pará.
Com a finalidade de atuar no Programa Novos Caminhos, que tem programa tem o propósito de viabilizar a inclusão de adolescentes e egressos das unidades de acolhimento no mercado de trabalho, por meio da capacitação e da articulação com empresas, empresários, instituições públicas e privadas.

Representando a Trilha do Aprendiz, Helen Araújo (Diretora Jurídica) e o CEO Erock Matos, com o Juiz de Direito da Vara da Infância e da Adolescência do Pará, Wanderley Oliveira Silva. (Foto: Divulgação)
O apoio integral ao jovem aprendiz será oferecido pela startup, facilitando o processo de contratação de jovens aprendizes, em total conformidade com a Lei Brasileira 10097/2000 que afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.
Em outubro do ano passado (Foto), a startup já havia estabelecido parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (COIJ/TJAM) para perimir a sua participação nas ações do Programa Novos Caminhos no território amazonense, o que fortalece ainda mais o trabalho a ser realizado.

Conforme divulgado pelo TJ-AM, as expectativas da Trilha do Aprendiz para esse trabalho incluem a implantação do “Mapa do Jovem Trabalhador”, que é uma ferramenta que objetiva mapear jovens em situação de vulnerabilidade e servir como um guia para aqueles que buscam oportunidades no mercado de trabalho.
“O Mapa alinha as habilidades dos jovens com as demandas das empresas, conectando-os de forma eficiente ao mercado. A ferramenta mapeia o perfil dos candidatos e relaciona suas competências e interesses com as necessidades de empresas que contratam aprendizes”, comentou a diretora jurídica da startup, Helen Araújo (à direita na foto), na ocasião.
O objetivo é conectar talentos a oportunidades, oferecendo um caminho concreto para desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, direcionando jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, facilitando o processo de recrutamento e seleção, atuando como intermediários de candidatos qualificados e empresas com vagas disponíveis.
Conheça o “Novos Caminhos”
O programa “Novos Caminhos” visa a atender adolescentes do sistema de acolhimento institucional, oferecendo capacitação e empregabilidade por meio de parcerias com empresas, empresários, instituições públicas, privadas, entre outros parceiros com o propósito de incluir esses jovens no mercado de trabalho e incentivar sua independência.
A partir dos 14 anos de idade, o adolescente é incluído no programa, cujo perfil é analisado por uma equipe técnica para encaminhamento das oportunidades ofertadas pelos parceiros (capacitação, vida saudável, empregabilidade e outras ações).
Um alinhamento permanente entre as equipes dos abrigos, dos parceiros, da Vara do Juizado da Infância e da Juventude Cível e da Coordenadoria da Infância e da Juventude, até vinte e quatro meses após a desinstitucionalização.
Conheça a startup Trilha do Aprendiz
A startup Trilha do Aprendiz nasceu em Manaus (AM). É liderada pelo educador Erick Matos. Já participaram do Programa de Pré-incubação Ocean Launch, oferecido pelo Centro de Capacitação Tecnológica Samsung Ocean, entre outras experiências de formação.
Atualmente, também fazem parte do Programa BNDES Garagem.
A startup está centrada no programa Jovem Aprendiz e no compromisso social das empresas, alinhados à Lei da Aprendizagem.
Possuem uma plataforma que utiliza métodos avançados de Recrutamento, Seleção e Gestão de jovens, com avaliações técnicas e mapeamento comportamental adaptados ao linguajar e à cultura juvenil.
Estabelecem um modelo integrado entre educação e mercado de trabalho, promovendo a formação de um produto voltado para a qualificação do jovem para o primeiro emprego, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para enfrentar os desafios profissionais.
Para as empresas, proporcionam uma conexão simplificada através da gamificação, facilitando processos seletivos inclusivos e adequados para o público juvenil.
Realizam acompanhamento contínuo do aprendiz contratado, fornecendo relatórios mensais de competências técnicas, comportamentais e desempenho.
Além disso, oferecem assessoria jurídica e consultoria em gestão, alinhadas às exigências da Lei da Aprendizagem.
Comprometidos com as ODS: 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de Gênero, 8 – Trabalho decente e 10 – Redução das desigualdades.
Por Amanda Mota