Varejo Inteligente Conecta Brasil segue com inscrições abertas para startups
O programa Varejo Inteligente Conecta Brasil segue com inscrições abertas até dia 2 de agosto. O projeto tem o objetivo de estimular as conexões entre as micro e pequenas empresas e MEIs com as startups, a fim de gerar negócios e impulsionar o mercado.
O Varejo Inteligente conta com a participação de centenas de MPEs e MEIs, que estão recebendo capacitações para resolverem seus principais desafios. O programa é uma realização do Sebrae e da CDL Belo Horizonte.
As inscrições das startups deverão ser feitas pelo link. O programa é 100% gratuito.
Perfil das Startups:
Startups que tenham soluções diretamente relacionadas aos desafios das MPEs e MEIs, e que atendam aos critérios apresentados neste chamamento público. Serão selecionadas startups, juntamente com o Sebrae e a CDL/BH, tendo como premissa critérios como:
- É imprescindível que as Startups estejam regulares junto à Receita Federal;
- Que tenham soluções aderentes aos desafios apresentados;
- As soluções das startups devem estar em estágio de desenvolvimento como já validadas ou em escala;
- Não serão aceitas participação de startups com soluções cujo estágio de desenvolvimento esteja em validação junto ao mercado;
- As soluções das startups devem atender às necessidades das MPEs por digitalização e automatização dos seus processos e ferramentas.
Veja abaixo as descrições dos desafios:
1 – Gestão por Processos e Melhoria Contínua
Descrição do desafio: Como poderíamos ajudar as pequenas empresas de comércio e serviços a otimizar sua gestão operacional e seus processos internos, identificando gargalos, reduzindo desperdícios, melhorando a eficiência e garantindo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos?
2 – Posicionamento digital e redes sociais
Descrição do desafio: Como poderíamos auxiliar pequenas empresas de comércio e serviços a construir uma presença digital sólida, incluindo o desenvolvimento de websites intuitivos, estratégias de SEO eficientes, marketing digital (incluindo estratégias de conteúdo, anúncios pagos e engajamento de clientes) e uma forte presença em redes sociais para atrair e reter mais clientes on-line?
3 – Gestão Financeira
Descrição do desafio: Como poderíamos oferecer soluções simplificadas de gestão financeira e controle de caixa para ajudar as pequenas empresas de comércio e serviços a monitorar seus fluxos de caixa, analisar suas finanças e tomar decisões estratégicas embasadas em dados?
4 – Gestão de pessoas e liderança
Descrição do desafio: Como poderíamos oferecer soluções para gestores de pequenas empresas de comércio e serviços, abordando habilidades de liderança, motivação de equipe, gestão de conflitos, contratação de pessoas e comunicação eficaz?
5 – Planejamento e Estratégia Empresarial
Descrição do desafio: Como poderíamos auxiliar as pequenas empresas de comércio e serviços a desenvolver planos estratégicos abrangentes, que incluam metas de curto e longo prazo, análise de mercado, análise de concorrência e estratégias de crescimento?