#É destaque

Primeiro Centro de Inovação do Einstein na Amazônia é inaugurado em Manaus

17 de abril de 2024

Dirigentes da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein estiveram nesta quarta-feira (17/4), em Manaus (AM), para formalizar a inauguração do seu primeiro primeiro Centro de Inovação na Amazônia.

Conforme divulgado pelo Einstein, com foco no desenvolvimento de projetos de inteligência artificial, telemedicina e big data, por meio da Lei da Informática na Amazônia (8.387/1991), o Centro de Inovação irá viabilizar abordagens inovadoras voltadas a investigar os impactos das mudanças climáticas na saúde, em especial em comunidades remotas e vulneráveis, e na promoção do empreendedorismo em saúde, com incentivo à criação de startups e apoio a projetos que contribuam para o avanço da saúde.

“Para o Einstein, o centro é mais um passo importante, pois suas atividades contribuirão para avançarmos no propósito de entregar vidas saudáveis a mais seres humanos, promovendo a equidade. Para a região, já consolidada no cenário da tecnologia em diversos setores, o centro é um impulsionador do desenvolvimento tecnológico também na área da saúde. Para os profissionais, pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores, é um campo fértil de trabalho e produção de inovações. Para a população, são portas de novos cuidados de saúde que se abrem com a chave da tecnologia”, declarou ao i9Brasil Portal de Notícias o presidente do Einstein, Sidney Klajne, durante coletiva de imprensa realizada na capital amazonense.

Manaus foi a terceira cidade brasileira escolhida para receber uma unidade do Centro de Inovação Einstein. Outras três unidades já estão em funcionamento em São Paulo (SP) e em Goiânia (GO). A escolha da capital amazonense relaciona-se ao seu potencial de desenvolvimento tecnológico e de sua bioeconomia, que oferecem oportunidades únicas para inovações que promovam a interseção entre a biodiversidade e a saúde humana.

“Ao estabelecer mais um centro, não apenas alavancamos a abrangência do nosso ecossistema de inovação, mas o conectamos com os potenciais desenvolvimentos ligados à biodiversidade local e à sua conservação”, destacou o diretor geral do Einstein, Henrique Neves.

Sobre o quarto Centro de Inovação Einstein

Em Manaus, o Centro de Inovação do Einstein entrou em operação em outubro de 2023. A unidade já conta com uma equipe própria e é credenciada no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), conforme previsto pela Lei da Informática da Amazônia (8.387/1991).

“A região amazônica nos dá a oportunidade de vencer barreiras para que a população local tenha melhor saúde e, também, a oportunidade de entregar através de inovação, uma saúde melhor e, ao mesmo tempo, de usufruir de toda essa biodiversidade pra que a medicina avance no mundo, declarou o presidente do Einstein”, Sidney Klajne ao i9Brasil Portal de Notícias.

O local já conta com três cases em andamento. Entre os projetos já desenvolvidos está o Programa Inovação e Empreededorismo em Bioinformática, que visa estabelecer uma conexão estratégica entre tecnologia e saúde, proporcionando aos participantes uma base sólida para a inovação e empreendedorismo. Irá capacitar e desenvolver empreendedores que estarão aptos a atuar na interseção entre saúde e tecnologia, visando a criação de soluções inovadoras para o sistema de saúde. São parceiros desse programa a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Bemol.

Também presente na programação de inauguração do Centro de Inovação do Einstein na Amazônia, a médica cardiologista e vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, registrou a satisfação da Universidade em fazer parte dos primeiros projetos executados na região com a participação da UEA e do Einstein.

“O que estamos vendo aqui é extremamente relevante não só para a promoção da saúde, mas também para a capacitação tecnológica de pessoas. Apesar de ter apenas 23 nos, a UEA apoia e participa de todo esse trabalho e movimento em favor da região amazônica com incentivo e apoio do Einstein”, destacou a vice-reitora da UEA (No centro da foto).

Amanda Mota para i9Brasil Portal de Notícias

Fotos: Clóvis Miranda/ Einstein, Daniel Brito/UEA

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *