#Artigo

2024: O ano da IA em tudo

24 de janeiro de 2024

Por Maurício Figueiredo*, professor da UEA e pesquisador nas áreas de Internet das Coisas, Sistemas Inteligentes, Aprendizado de Máquina Profundo, entre outros.

Que tal um espelho com Inteligência Artificial que monitora sua saúde? A NuraLogix apresentou o Anura Magic Mirror, que usa sensores e IA para analisar sinais vitais e avaliar risco de problemas de saúde. Que tal um travesseiro inteligente anti-ronco? O Motion Pillow usa IA para detectar o ronco e se movimenta automaticamente para ajudar a melhorar a respiração. E um carrinho de bebê inteligente? A Gluxkind usa IA para detectar situações de risco e realizar frenagem automática trazendo mais segurança ao bebê. Até o binóculo Swarovski capaz de identificar objetos monitorados, como pássaros, foi apresentado ao público ávido por tecnologia. Foi o que se viu na CES 2024 (Consumer Electronics Show), abrindo o ano de 2024.

O ano de 2023 foi o ano do chatGPT, impressionando o mundo e criando uma importante corrida tecnológica pelas IAs conversacionais. Pois 2024 começa integrando esse tipo de tecnologia em tudo. Chatbots com interfaces de voz em TVs, geladeiras, robôs, carros e bicicletas, promovendo uma interação mais natural e dinâmica com o ser humano. Como exemplo, a startup alemã Urtopia colocou um chatbot em sua bicicleta para que o usuário possa interagir com a mesma por meio de comandos de voz, sem digitação, podendo obter informações de rotas ou climáticas. De forma similar, a Volkswagen planeja colocar esse tipo de tecnologia em todos os seus veículos.

O ano de 2024 começou com o aparelho sensação, o Rabbit R1, que vendeu todas as unidades disponíveis em apenas um dia. Um gadget de uso pessoal que pretende permitir a interação por voz com aplicativos e serviços diversos no clique de um botão. O dispositivo é uma espécie de agente chatGPT capaz de interagir com outros serviços. Como exemplo, ao solicitar uma pesquisa de voos, o aparelho interage automaticamente com serviços de passagens trazendo diretamente os resultados, evitando que o usuário tenha que navegar pelas interfaces desses sistemas.

Obviamente que as Big Techs não ficariam de fora. A Samsung aproveitou para realizar o seu grande lançamento, o Galaxy AI, smartphone S24 com mais inteligência integrada. Trata-se da integração do seu próprio chatbot, o Samsung Gauss, para facilitar a interação com apps diversos. Por exemplo, um teclado inteligente promete facilitar a escrita, promovendo tradução automática entre diferentes línguas, fazendo a mudança de estilo ou sugerindo correções de erros nos mesmos. O aparelho também usa muita IA para melhorar a qualidade e edição de fotografias, além de integrar parceria com a Google para permitir a busca inteligente na Internet de objetos identificados em imagens.

2024 promete mais avanços significativos da ciência e tecnologia na área de inteligência artificial, vamos comentando por aqui. Mas também promete que essas tecnologias se materializem em produtos e serviços inovadores. Vamos acompanhar e avaliar o que é só hype ou o que de fato vai trazer mudanças significativas em nosso estilo de vida. Feliz Ano Novo!

*Maurício Figueiredo é Professor associado da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), co-fundador do LSI – Lab. de Sistemas Inteligentes da UEA, pesquisador do Ocean Center, professor da pós-graduação em Ciência de Dados da UEA e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas. Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Amazonas, mestre e doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na execução e gestão de projetos de P&D em parceria com empresas e projetos acadêmicos na área de Computação. Atua em temas relacionados a Internet das Coisas, Sistemas Inteligentes e Aplicações de Aprendizado de Máquina Profundo.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *