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Saiba os principais motivos de falha em produtos

14 de abril de 2023

Novos produtos são fundamentais para o crescimento e a competitividade de uma empresa, mas representam uma atividade altamente arriscada. Você sabia que quase 95% dos novos produtos introduzidos a cada ano falham? E isso pode resultar em custos significativos para a empresa. Mas, calma, que há esperança! 

De acordo com Cindy Alvarez, autora do livro “Lean Customer Development“, existem duas principais razões pelas quais os novos produtos não são bem-sucedidos: é porque eles não conseguem resolver as necessidades, dores ou desejos dos clientes ou porque não são valiosos o suficiente para que os clientes escolham essa solução. Em outras palavras, é fundamental atender às necessidades dos clientes e de forma diferenciada o suficiente para que seja competitivo frente à concorrência (direta ou indireta).

Há mais uma razão para a falha: é porque os produtos não geram valor suficiente para a empresa. Isso pode ocorrer quando os custos de desenvolvimento e operacionais são maiores do que as receitas geradas pelo produto. Se o produto não gerar lucro suficiente para justificar o investimento, a empresa pode não ter fundos para financiar o desenvolvimento de novos produtos ou investir em outras áreas de negócios.

Essas razões muitas vezes estão enraizadas nas falhas do processo de desenvolvimento de produtos. 

Quatro grandes riscos

Para evitar as falhas, as equipes modernas buscam identificar e mitigar quatro grandes riscos no processo de desenvolvimento de produtos e, dessa forma, ter certeza de que estão construindo produtos que resolvem as necessidades dos clientes, são atrativos, viáveis do ponto de vista técnico e geram valor para a empresa.

Os quatro grandes riscos no desenvolvimento de novos produtos segundo Marty Cagan em seu livro incluem: risco de valor, preocupação de que os clientes não comprem ou usem o produto; risco de usabilidade, capacidade dos usuários de entender e usar o produto; risco de viabilidade técnica, capacidade da equipe de engenharia construir o produto com as habilidades, tecnologia e tempo disponíveis; e risco de viabilidade de negócios, capacidade da solução de gerar valor financeiro para a empresa e funcionar para as áreas de negócio.

A maioria dos Líderes de Produto concorda que é necessário descobrir as necessidades dos clientes antes de começar a desenvolver um produto.

Para garantir os produtos gerem valor para o cliente, para a empresa e que os clientes vão comprar é necessário investimento adequado na fase de descoberta de produtos. Assim, pode-se evitar decisões mal embasadas e criação de produtos que não atendem às necessidades reais dos clientes.

Investir adequadamente em product discovery pode trazer benefícios significativos para a empresa. Cada hora dedicada à pesquisa e validação pode economizar 10 ou mais horas de desenvolvimento de produtos que os clientes não vão comprar, além de evitar gastos desnecessários com marketing, vendas e operações.

Portanto, para mitigar os riscos e diminuir a chance de fracasso dos produtos, é crucial equilibrar o investimento em product discovery e product delivery, garantindo que a organização compreenda as necessidades do mercado e invista no desenvolvimento de soluções adequadas e eficazes.

Com informações LinkedIn de Filippo Rodrigues, gerente de Produtos e Inovação na Infotec Brasil

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