#É destaque

Startup de chocolates amazônicos vence o prêmio “Award 2023” na Bio Brazil Fair e NaturalTech

20 de junho de 2023

A Warabu – startup especializada na produção de chocolates com insumos da floresta amazônica, conquistou o primeiro lugar no prêmio “Award 2023”, realizado durante a Bio Brazil Fair e a NaturalTech, consideradas as maiores feiras de produtos orgânicos e naturais da América Latina. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira (14), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e reconheceu a empresa como um dos destaques no ecossistema de inovação, geração de renda, impacto social e produtos sustentáveis da Amazônia.

O prêmio “Award” tem como objetivo destacar os melhores produtos do mercado de orgânicos e naturais, incentivando melhorias contínuas no portfólio e impulsionando a categoria de produtos saudáveis com a tendência clean label.

A seleção dos vencedores foi realizada pela Equilibrium, uma marca especializada em health marketing, com o apoio de um corpo de jurados composto exclusivamente por profissionais da área da saúde, incluindo médicos e nutricionistas. Os critérios considerados envolveram o rótulo do produto, os benefícios para o consumidor, o aspecto sensorial, a inovação, a recomendação profissional e a sustentabilidade. No total, mais de 481 produtos e 121 marcas foram inscritos nas categorias de alimentos, bebidas, suplementos e inovação.

Fundada em 2018 pelo chef português Jorge Neves, a Warabu conquistou o primeiro lugar na categoria “Alimentos”. A startup é reconhecida por produzir chocolates orgânicos utilizando insumos nativos da região amazônica e por adotar as filosofias de fair trade (comércio justo) e bean-to-bar, um modelo de negócio que valoriza o controle ético em todas as etapas de produção.

Durante a cerimônia, o empreendedor Jorge Neves (o primeiro da foto, da esquerda para a direita) destacou o tripé da sustentabilidade que impulsionou o sucesso da marca.

“É uma grande honra ressaltar que este prêmio é nosso: das populações tradicionais produtoras de cacau, da Amazônia e da Warabu. É um reconhecimento muito importante, pois esses chocolates fazem parte de várias comunidades tradicionais e indígenas”, disse o fundador da Warabu, Jorge Neves.

O chef também mencionou alguns municípios do Amazonas que contribuem com os insumos utilizados na produção dos chocolates. “Por exemplo, de Apuí, temos o guaraná, e de Borba temos o cumaru, além de tantos outros que são de grande valor para nós e merecem ser reconhecidos”, informou.

Assista o vídeo do fundador da Warabu, Jorge Neves, sobre a premiação recebida.

O troféu do “Award 2023” foi confeccionado com folhas e madeiras de café reaproveitadas. Além disso, o prêmio inclui destaque no estande da Warabu, um bônus de R$ 10 mil em publicidade na feira de 2024 e a exibição do título de “Vencedor do Prêmio” na vitrine de exposição do evento.

O chocolate amazônico vencedor é feito com 54% de cacau, cumaru (baunilha amazônica), puxuri (noz moscada amazônica) e guaraná. Não contem glúten.

A 17ª edição da Bio Brazil Fair e NaturalTech seguirá até sábado (17), com entrada gratuita, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao longo de quatro dias, cerca de 700 marcas apresentarão seus produtos, proporcionando visitação, degustação, networking e lançamentos oficiais de novos produtos.

Saiba mais sobre as marcas vencedoras!

Portal i9Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *