#É destaque

Governo Federal anuncia criação de fundo de investimento em startups

18 de abril de 2024

Durante a programação do Web Summit Rio, que acontece até esta quinta-feira (18/4) no Rio de Janeiro, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, anunciou que o Governo Federal irá criar um fundo de investimento para startups. A ideia é realizar aportes em empresas que tenham soluções para serem adotadas por órgãos governamentais.

A expectativa é lançar esse fundo ainda no primeiro semestre. França não revelou de quanto será o capital do fundo, mas afirmou que o governo já conta com os recursos. Mas falta definir qual será o veículo usado para a realização dos investimentos. BNDES e Finep estão entre os candidatos e foram citados pelo ministro.

Desenrola e crédito para pequenas empresas

Outra novidade do governo federal é o lançamento de uma versão para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas enquadradas no Simples do Desenrola, programa para renegociação de dívidas. O lançamento acontecerá por medida provisória na semana que vem.

Na mesma plataforma do Desenrola, será incluído um programa de crédito, batizado como ProCred360. Ele está disponível para MEIs e empresas com faturamento de até R$ 360 mil no ano passado. As empresas que forem comandadas por mulheres poderão captar empréstimos de até 50% do seu faturamento anual. Para aquelas geridas por homens, o teto será de 30% do faturamento. A carência será de seis meses e os juros serão baixos, prometeu o ministro.

Há 22,5 milhões de MEIs e empresas pequenas enquadradas no Simples, representando 95% do total de CNPJs do país. No último Caged, essas empresas responderam por 83% dos empregos criados, afirmou França.

“Esse público, por muito tempo, foi deixado de lado nos incentivos governamentais. É um grupo que tem dificuldade de representação. Com a criação de um ministério para eles, abrimos uma porta para as suas demandas”, disse o ministro.

Para o i9Brasil, com informações do Mobile Time

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *