#Notícias

ONG Aselias agora é parceira da Microsoft e se fortalece para a construção da Smart City EVA, na BA

3 de novembro de 2023

A Organização Não Governamental (ONG) Aselias, Associação Asas da Liberdade e Esperança, firmou parceria com a empresa multinacional americana Microsoft e está habilitada a receber doações do mundo inteiro. A instituição tomará conta do braço público da Smart City EVA, o maior empreendimento em Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina, cujo lançamento mundial ocorrerá no próximo dia 13, na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia.

Proponente da Smart City EVA e cotista da empresa Ecoem Corporation, o outro braço organizador do empreendimento, o professor Gilson Monteiro informou que essa parceria já resultou na doação de U$$ 20 mil em licenças dos próprios produtos da Microsoft.

“Hoje, temos toda a plataforma da gigante Microsoft à disposição da ONG Aselias, para a divulgação do nosso maior produto, que é a própria cidade do conhecimento, a Smart City”, destacou Gilson Monteiro, acrescentando que também estão em negociação com as empresas IBM, Cisco e Apple, todas consolidadas mundialmente no ramo da informática.  A Fundação para o desenvolvimento do extremo Sul da Bahia (Fundesba) também firmou parceria com a Smart City EVA e será parte do triunvirato de administração da Cidade.

Essa proposta de cidade do conhecimento, explicou o professor, começou a ser construída dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com a chamada Oca Digital, que depois se transformou no programa de Mídias Digitais da Ufam. A ação foi crescendo e saiu das fronteiras do Amazonas, indo parar no Nordeste Brasileiro, mais precisamente em áreas baianas.

Sobre a Smart City EVA

O maior empreendimento em Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina vai virar realidade, com o lançamento mundial, para a captação de recursos, no próximo dia 13 de novembro. A Smart City EVA será a cidade do conhecimento para a inclusão social em mídias digitais.

A primeira unidade da cidade de EVA tem uma área de 200 mil metros quadrados, com 20 hectares na frente do Aeroporto de Teixeira de Freitas.

“Brincamos que será a Disney do Brasil. Porque nós vamos transformar a cidade do conhecimento também numa grande Disney da Ciência e Tecnologia e Inovação”, garantiu o professor Gilson Monteiro (foto).

A Smart City EVA também se propõe a ser uma importante geradora de renda, ao se tornar ponto turístico fundamental da cidade. “Iremos gerar renda com as visitações. Toda a cidade será suspensa, não vai atacar o solo e ainda vamos recuperar todo o solo degradado do lugar, que fica na beira de um rio, no Vale do rio Itanhém”, afirmou Gilson Monteiro.

E completou que metade desses 20 hectares fica coberto de água na cheia do rio. Assim, a  Smart City Eva atuará em toda a extensão da cidade suspensa, interligada por bondinhos. “Vamos transformar esse Vale no Vale do Silício brasileiro”, finalizou.

Cristiane Silveira para o i9Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *