Projeto leva robótica de baixo custo a escolas públicas do Rio Grande do Norte
O projeto de extensão ‘Um Robô por Aluno’, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem transformado a aprendizagem de alunos de escolas públicas a partir da criação de robôs de baixo custo. Desde 2013, o URA alcançou cerca de 5 mil alunos da rede pública e graduação.
Este ano, a meta é que mais 500 estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio aprendam robótica. Durante o projeto, os professores também ganham capacitação para perpetuar a robótica dentro da sua realidade.
O projeto tem quatro parcerias diretas com escolas públicas do estado foram firmadas, sendo elas em Baía Formosa, Lagoa Nova, Parnamirim e Natal. Segundo o coordenador do projeto, Aquiles Burlamaque, o projeto visa democratizar o acesso ao ensino da robótica.
“A ideia surgiu a partir das dificuldades da rede pública em oferecer aulas sobre novas tecnologias, disponibilizar laboratórios, além do alto custo dos kits educacionais de robótica, que chegam até R$ 10 mil. A nossa intenção é formar novos por menos de R$ 200”, destacou.
No Brasil, apenas 13% das escolas públicas têm aula de programação ou robótica na base curricular do ensino básico e médio. Nas escolas privadas chegam a 21%, conforme pesquisa do Instituto Locomotiva.
Atualmente, o projeto conta com cerca de 40 participantes. O coordenador destacou que outra meta deste ano é levar os estudantes à participação em eventos, como o II Encontro de Robótica Educacional do RN, que acontece em Natal, no mês de novembro.
Com informações do Tribuna do Norte