#Notícias

Samsung e UEA inauguram edifício de laboratórios do projeto Ocara em Parintins (AM)

30 de outubro de 2023

A inauguração do edifício de laboratórios do projeto Ocara – Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia foi realizada nesta segunda-feira, 30/10, em Parintins, cidade escolhida como sede desse projeto de capacitação tecnológica, que é fruto da parceria estabelecida entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung.

Durante a solenidade de inauguração do prédio do Samsung Ocara, também aconteceu a 4ª Feira do projeto Ocara, para apresentação das soluções de desafios desenvolvidas pelos acadêmicos dos módulos do projeto nos últimos meses.

Em entrevista ao Portal i9Brasil, o coordenador do Samsung Ocara, Marceliano Oliveira, explicou que muitos dos acadêmicos que ingressam na universidade possuem pouca ou nenhuma fluência com as tecnologias digitais, mas o Ocara é capaz de mudar essas realidades, viabilizando a esses estudantes o acesso aos conhecimentos no âmbito do empreendedorismo digital e, também, possibilidades de potencializar negócios no contexto da indústria 4.0, por exemplo.

“Chegamos a essa data com uma grande e positiva expectativa. Queremos alcançar mais alunos com a nova estrutura física. Além disso, vamos ver um desenvolvimento e um amadurecimento das possibilidades que serão apresentadas nesta quarta edição da feira. Para se ter uma ideia da importância desse evento, relembro que na 1ª feira (QUANDO FOI?) vimos 58 produtos apresentados, variando entre lojas digitais, marketing digital de negócios físicos, plataforma de streaming, sites, mercados digitais, estufas controladas por sensores para cultivo de vegetais e outros”, destacou.

Na foto acima, a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, visitou as salas do novo edifício.

Módulos

O Samsung Ocara oferece aos seus alunos um eixo de estudos na área de Empreendedorismo Digital. Dentro desse eixo estão os módulos: Transformação Digital, Introdução aos Conceitos da Indústria 4.0, Design Digital, Fundamentos do Design Industrial, Cultura e Capacitação Empreendedora, Estruturação de Novos Negócios.

Cada módulo conta com um total de 80 horas-aula e certificado emitido pela UEA. Ao término de cada módulo, os alunos finalistas apresentam seus produtos numa feira realizada pela coordenação do Ocara e aberta ao público.

Os professores dos módulos são da própria UEA e também da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ou do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Sobre o Samsung Ocara

O projeto Samsung Ocara tem como principal objetivo promover a capacitação tecnológica, atendendo à demanda de inclusão tecnológica digital no município de Parintins e adjacências.

A proposta é promover o atendimento dessa demanda não apenas do campo do uso das tecnologias, mas também no desenvolvimento das potencialidades delas na geração de novos negócios. 

Também está contemplada nas ações do Ocara em Parintins potencializar o uso de smartphones, laptops e tablets como ferramentas para criação de novos negócios, estruturando um eixo de Empreendedorismo Digital.

“Esses objetivos estão alinhados com os recentes movimentos do mercado, pois várias empresas de grande porte, inclusive do setor bancário, estão migrando seus serviços e negócios para o mundo digital, de forma tão marcante a ponto de terem fechado uma fatia de lojas físicas para iniciar novos aplicativos de atendimento”, finalizou o coordenador do Samsung Ocara, Marceliano Oliveira, junto ao Portal i9Brasil.

O projeto Ocara também possui um curso de graduação em Design Digital, sendo este de caráter inovador, pois difere do curso de Design Gráfico que existe voltado para o mercado das impressões.

O curso de Design Digital é completamente voltado para criação de produtos digitais, a exemplo de capas de cds digitais para plataforma de streaming, identidade visual para web sites, ícones para aplicativos, jogos ou computador, personagens para jogos, e demais produtos, que até podem vir a ser impressos, mas que hoje em dia já são consumidos completamente no meio digital e possuem formato e qualidade diferenciados, sem enfoque na parte gráfica ou tipografia de impressão.

Amanda Mota, para o Portal i9Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *