IA é responsável por mais de 20% do conteúdo exibido no Instagram e Facebook
Mais de 20% do conteúdo apresentado no feed do Instagram ou do Facebook aos usuários é selecionado pela Inteligência Artificial (IA), segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Agora, a empresa divulgou detalhes sobre como essa tecnologia funciona para recomendar conteúdo aos usuários.
O sistema utilizado pela empresa passa por várias etapas para indicar as postagens que possam ser do interesse dos usuários. Primeiramente, ocorre a compreensão do conteúdo, utilizando modelos de produção que fornecem classificação de tópicos, previsão de hashtags, correspondência de similaridade e agrupamento.
A IA também leva em consideração as preferências dos usuários, recuperando e classificando essas informações. De acordo com o comunicado da Meta, esses sistemas utilizam modelos de atenção em grande escala, redes neurais gráficas, aprendizado de poucos disparos e outras técnicas para compreender o comportamento das pessoas.
Além disso, a tecnologia incorpora o feedback dos usuários. A empresa possui um sistema com dezenas de trilhões de parâmetros que busca entender as preferências dos quase 3 bilhões de usuários das redes sociais e aprender o que os novos usuários desejam com apenas alguns cliques, fornecendo respostas em tempo real.
Os usuários têm a possibilidade de descobrir por que determinada publicação foi exibida em seu feed. No Instagram, por exemplo, existe o botão “Por que você está vendo essa publicação” que fornece detalhes sobre os critérios da inteligência artificial para a exibição do conteúdo.
No entanto, as pessoas não dependem totalmente da IA para receberem conteúdo, nem estão sujeitas exclusivamente a ela. Tanto no Instagram quanto no Facebook, os usuários podem treinar as plataformas indicando seus interesses ou desinteresses. No Instagram, há o botão “Não estou interessado”, implementado em 2021, e no Facebook é possível personalizar o conteúdo através das opções “Mostrar mais” ou “Mostrar menos”.
Com informações TecMundo