#Notícias

Piauí é o primeiro do nordeste e o quarto do país em investimento público para Ciência e Tecnologia

11 de abril de 2023

O estado do Piauí alcançou resultado positivo no setor de investimento Público em Ciência e Tecnologia. É o que aponta pesquisa divulgada pelo Índice FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) de Inovação dos Estados 2022, por meio do Observatório da Indústria.

O Índice reflete o papel do poder público como financiador de investimentos em inovação ao criar ambiente propício aos negócios. Em âmbito nacional, o Piauí ocupa o quarto lugar no setor de Ciência e Tecnologia ficando atrás somente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em números, o Piauí possui 0,069 pontos no ranking de 2022, enquanto São Paulo tem 1,000. Outro índice divulgado pela FIEC aponta que o Piauí está em 8° lugar do Nordeste no índice de Inovação, o que sugere a relevância de um olhar mais atencioso para o Estado no objetivo de melhorar os investimentos e apoio aos negócios.

O top 5 dos estados brasileiros no ranking de inovação é composto por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesse parâmetro, o Piauí ocupa a 25° colocação.

Para o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), Federico Musso, o resultado é motivo de comemoração, mas reforça a importância do Estado continuar apoiando ações de inovação, ciência e tecnologia das indústrias piauienses e assim obter novos destaques em nível nacional. “Temos unido esforços no setor empresarial e utilizando estratégias de inovação, tecnologia e mercado para aquecermos os negócios e termos um 2023 positivo e de desenvolvimento”.

O Índice FIEC de Inovação dos Estados é composto por duas dimensões (capacidades e resultados), as quais são formadas por um total de 12 indicadores, como Investimentos Públicos em Ciência e Tecnologia, Capital Humano, Infraestrutura, Produção Científica e Empreendedorismo. O objetivo da publicação é mensurar de forma quantitativa o desempenho relativo de todos os estados brasileiros, de modo a identificar seus pontos fortes e fracos em termos de inovação e temas correlacionados.

Com informações da Política Piuaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *