#Notícias

Era dos sensores é a mais nova revolução tecnológica, avalia especialista

11 de abril de 2023

“Vivemos uma verdadeira era dos sensores”, afirma Euclides Lourenço Chuma, membro do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) e pesquisador na Universidade de Linköping, na Suécia, complementando que os dispositivos serão a mais nova revolução tecnológica.

Ele explica que os sensores estão presentes em todos os setores da tecnologia e ambientes, como carros, casas e locais de trabalho, e que até os seres humanos são sensores ambulantes.

“É por meio de nossos receptores que captamos sons, imagens, sabores, aromas e sensações táteis.  Assim compreendemos o mundo e interagimos com ele e com outras pessoas. O mesmo acontece com computadores, robôs e outros itens. É por meio de sensores que essas máquinas obtêm informações, que são processadas para que tarefas sejam executadas”, diz Chuma.

Para o pesquisador, o avanço no uso dos sensores é comparado com a Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX. Explica ainda que uma das principais inovações foi a mecanização de diversos processos produtivos, começando na indústria e posteriormente chegando ao campo. “A humanidade só experimentaria uma quebra de paradigma do mesmo porte em meados do século XX, quando começou a informatização. Hoje, passamos por um processo semelhante com a sensorização”.

Os sensores, esclarece Chuma, já estão em praticamente qualquer máquina ou equipamento, contudo, os dispositivos geralmente trabalham “desconectados” das redes como Internet e de outras tecnologias como a Inteligência Artificial.

“Com o avanço das tecnologias como o 5G, Wifi6 e Internet das Coisas os dados dos sensores chegarão até as Inteligências Artificiais que irão analisar esses volumes gigantesco de dados e produzir conhecimentos para a humanidade para uma sociedade onde o bem-estar humano seja prioridade e onde entrará está o conceito de cidades inteligentes”, concluiu o pesquisador.

Com informações do Amazonas Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *