#É destaque

Pesquisadores do Ceará criam aplicativo que auxilia a parar de fumar

31 de maio de 2023

O tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Dia Municial Sem Tabaco, comemorado nesta quarta-feira (31), um aplicativo que auxilia a parar de fumar é um estímulo para os fumantes largarem de vez o cigarro.

Pensando nessa perspectiva que pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, criaram o aplicativo ‘TabAcess’ para facilitar essa busca e acesso dos usuários. A ferramenta está em avaliação técnica e passa por testes de usabilidade para ser disponibilizada em três idiomas e em três países.

Telas de teste do aplicativo TabCess – Foto: Reprodução

O aplicativo é um recurso mHealth (mobile health), prática médica ou de saúde pública que, por meio de tecnologias sem fio, atua com trabalhos de prevenção, monitoramento e diagnóstico de doenças. Isso possibilita aos pacientes em tratamento antitabagismo um automonitoramento e a gestão do processo de parar de fumar, criando uma interface com os usuários e com o ambiente.

“Atualmente, o software está em avaliação com especialistas – fase em que a ferramenta está pronta para rodar com a versão demo nas três línguas, e, em paralelo, um grupo de tabagistas em processo de cessação estão fazendo o manuseio da ferramenta. O que está em avaliação é se a ferramenta eletrônica se comunica bem com o usuário. O próximo passo será disponibilizar o aplicativo amplamente para toda a comunidade”, revelou Christina Praça, coordenadora do projeto e diretora de Pós-Graduação da Unifor

O projeto de pesquisa ‘Estudo da eficácia do aplicativo Take a Breath nas estratégias voltadas à cessação do tabagismo’ faz parte do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O aplicativo contou com a parceria de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de 15 discentes dentre pesquisadores, bolsistas e voluntários da Universidade de Fortaleza.

Como funciona o aplicativo?

Telas de teste do aplicativo TabCess – Foto: Reprodução

Para o cadastro no aplicativo, o usuário precisa fornecer alguns dados (nome, CPF, e-mail e senha). Após uma customização baseada em dados fornecidos pelo user, as interfaces das telas seguintes abordam a carga tabágica ao qual o usuário já foi exposto, por meio de algumas perguntas, como: “quantos maços de cigarro você fuma por dia?”, “há outros fumantes na sua família?”, “você participa de algum programa antitabagismo oficial?”, entre outras.

Durante o uso do aplicativo, o usuário recebe incentivos para acompanhar a própria evolução no tratamento antitabagismo por meio de uma interface gamificada. A ferramenta informa, por exemplo, a contagem diária de dias sem fumar, assim como os benefícios que não fumar pode trazer para o usuário, de saúde e financeiro também.

Com informações da Unifor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *