#Notícias

Pesquisa no AM desenvolve software para acompanhamento do sistema neurológico infantil

11 de janeiro de 2024
Pesquisadora Ayrles Mendonça - Foto: Nathalie Brasil

O desenvolvimento de um software que permite gerar pontuações automáticas da avaliação neurológica, facilitar o acompanhamento do desenvolvimento infantil e gerar relatórios, com informações sobre risco de paralisia cerebral em bebês de 3 a 24 meses de idade é o foco principal de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A ferramenta, que será de grande utilidade na área médica, surgiu do estudo intitulado “Desenvolvimento de Software para implementação do Exame Neurológico Infantil de Hammersmith (HINE) em programas de Follow-Up de bebês de alto risco: Modelo de atendimento infantil à atenção básica”.

A fisioterapeuta e doutora em Biotecnologia Ayrles Mendonça, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordena a pesquisa.

Versão Experimental

A pesquisadora explica que o software se encontra na sua versão experimental, devendo passar para os ensaios de usabilidade por parte de profissionais de saúde. De acordo com a Ayrles Mendonça, o grande diferencial é possibilitar a avaliação neurológica no acompanhamento do desenvolvimento infantil, de modo a facilitar exames e reduzir custos.

“O foco do e-HINE é possibilitar a inserção da avaliação neurológica HINE no acompanhamento do desenvolvimento infantil, de modo a facilitar a aplicação do exame, reduzir custos relativos à impressão e aquisição do instrumento HINE, proporcionar predição de risco precoce da paralisia cerebral e, consequentemente, facilitar a inserção de crianças com potenciais alterações, em programas de intervenção precoce”.
Ayrles Mendonça – Pesquisadora

Sobre o software

O e-Hine poderá ser utilizado em programas de follow-up, prioritariamente, vinculado à atenção primária à saúde. Visam, de modo geral, realizar o monitoramento e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil de crianças até aproximadamente 3 anos de idade, identificando potenciais anormalidades, deficiências ou atipicidades.

Ayrles Mendonça explicou que o e-HINE permite, também, o registro de dados clínicos gerais e cálculos de idade e idade corrigida (caso haja caso de prematuridade).

O programa deverá atender a necessidades de ambulatórios de acompanhamento infantil, como prática rotineira para identificação precoce de risco de paralisia cerebral.

Assim que o software estiver com todas as etapas de ensaio finalizadas, estará disponível de forma gratuita para as unidades de saúde do Estado.

Programa CT&I – Áreas Prioritárias

O Programa visa apoiar propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, nas diferentes áreas do conhecimento, coordenadas por pesquisadores residentes no estado do Amazonas, vinculados às instituições de pesquisa ou ensino superior ou centros de pesquisa de natureza pública ou privada sem fins lucrativos.

Leia mais:

Fapeam divulga resultado final de chamada internacional e três propostas do AM são aprovadas

Fapeam completa 20 anos e Governo do Amazonas investe quase R$70 milhões em CT&I entre janeiro e março

Programa Ciência na Escola fortalece a gamificação para ensino da matemática junto a alunos do Fundamental II

*Portal I9Brasil, com informações da Fapeam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *