Estudantes de Manaus desenvolvem aplicativos de jogos para auxiliar nos estudos
Os aplicativos Planet Quis, À luz de vela, Translator HS, Jogos dos Animais e Curumim Quiz Quest foram criados por dez alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola municipal Professor Álvaro César de Carvalho, de Manaus. Todos com a função de contribuir para educação inovadora, utilizando jogos que propiciam uma vivência divertida e desafiadora.
Esses estudantes fazem parte do Clube de Linguagem de Programação e Robótica (Procurumim), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). E a inovação foi apresentada esta semana a alunos da escola, que também puderam realizar diversas atividades.
A professora Juliana de Souza, coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da unidade de ensino, explicou que a meta é criar jogos educacionais que proporcionam um ambiente virtual de aprendizado com práticas inovadoras. “Assim, incentivamos os nossos alunos a testar seus conhecimentos em diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia”.
O “Curumim Quiz Quest” foi criado para auxiliar os alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, que participarão do exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O APP também participará do 8º Campeonato de Letramento em Programação, que este ano tem como tema “Curumins e Cunhantãs protagonizando o empreendedorismo e inovação tecnológica na Educação Municipal”, que acontece na 5ª edição Exposição de Ciências, Robótica, Ed. ambiental, tecnologia e Inovação (Expocreati) no fim do mês de novembro.
“Para desenvolver esses aplicativos nós pensamos primeiro na educação e na vivência de cada aluno, por isso desenvolvemos algo que atende desde a educação infantil ao ensino fundamental, com alunos que esse ano vão participar do Saeb. Percebemos que alguns ainda têm dificuldade na leitura e na escrita e os jogos vão ajudar de uma forma prazerosa e ao final tem um link que o aluno clica e é direcionado para uma biblioteca virtual e lá ele pode ler qualquer livro”, explicou a aluna, Ana Tavares, 13 anos.
A equipe da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed também participou da apresentação e falou da importância de ter alunos que desenvolvem programas e preparados para a Educação 4.0.
“O Procurumim leva uma linguagem de programação e robótica para as escolas, em que os alunos deixam de ser apenas um consumidor de tecnologia e passam a ser o produtor, onde consegue criar o próprio jogo, aplicativo e se tornar um empreendedor, inovador. Nessa escola os alunos criaram vários aplicativos, que vão ajudar outros estudantes de várias idades, que estarão preparados para uma educação 4.0”, explicou a professora formadora de Tecnologia Educacionais, Regiane Rocha.
Para o i9Brasil, com informações da Prefeitura de Manaus