#Notícias

Lançamento da Amazônia Venture Builder abre novas perspectivas de desenvolvimento para startups na região

8 de novembro de 2023

Startups interessadas em fazer parte do portfólio da Amazônia Venture Builder já podem submeter suas propostas para avaliação através do site da organização, neste link.

Entre os serviços a serem oferecidos às startups que farão parte do portfólio estão gestão empresarial, assessoria contábil e jurídica, suporte tecnológico, captação de recursos e apoio em participação de eventos. Em contrapartida, a Venture Builder ganha participação acionária na startup, conforme negociação a ser feita diretamente entre os envolvidos.

A novidade foi um dos destaques no evento de lançamento da Amazônia Venture Builder, realizado na terça-feira (7/11), em Manaus.

Da esquerda para a direita: Marcos Knösel, Bruno Alencar, Bruna Guimarães (da área de marketing da Amazônia VB), Francerbley Bragança e Alessandra Pacheco (jurídico).

Associada à FCJ Venture Builder (uma das maiores construtoras de startups da América Latina), a Amazônia Venture Builder apresentou sua sede na capital amazonense e divulgou que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de startups na região e aliar iniciativas que promovam impactos diretos nas comunidades locais, por meio dos serviços a serem oferecidos às startups.

“O compromisso das duas empresas é catalisar o crescimento das startups, direcionando-as para o mercado e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a prosperidade da Amazônia”, disse Bruno Alencar – CEO da Amazônia Venture Builder (o segundo, da esquerda para a direita, na foto).

Em entrevista ao Portal i9Brasil, o Diretor de Expansão da FCJ Venture Builder, Marcos Knösel (o primeiro, da esquerda para a direita, na foto), explicou que o trabalho das Venture Builders passa diretamente pelo apoio técnico nas mais diversas necessidades que uma startup possui (jurídica, contábil e de marketing, por exemplo).

“Conseguimos contribuir com a startup independente do momento da jornada que ela esteja, seja o momento da validação, seja no growth ou até mesmo no scale up. Temos entregas diferenciadas e conforme cada necessidade apresentada”, explicou.

Atualmente, oito startups fazem parte do portfólio da Amazônia VB. Pelo site da Amazônia VB, é possível submeter as propostas das startups interessadas.

“O fluxo é contínuo. As startups selecionados serão convidadas a apresentarem seus pitchs para uma banca avaliadora. Neste ano ainda queremos consolidar as oito startups e poder proporcionar a entrada de mais 12 novas startups nos próximos meses”, acrescentou Knösel.

Mercado

O diretor de Operações da Amazônia VB, Francerbley Bragança, destacou a representatividade da Amazônia no cenário econômico mundial.

Time Amazônia Venture Builder: Francerbley Bragança, Carlucce Motta (da área contábil da Amazônia VB) e Bruno Alencar.

Bragança também reforçou que o lançamento da Amazônia VB tem como propósito fortalecer a região, a partir do apoio às startups dedicadas à promoção da inovação, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e desenvolvimento econômico.

“Todo o trabalho também favorece uma combinação positiva entre a biodiversidade e o alto potencial de oportunidades na região. Esses aspectos vão fomentar investimentos em soluções e pesquisas estratégicas para o desenvolvimento social”, acrescentou Bragança.

Representatividade local

Criada para simplificar, otimizar e automatizar os processos de gestão de resíduos sólidos recicláveis em empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, a cleantech Residuum é uma das startups do Amazonas que está incluída no portfólio da Amazônia VB.

Ao Portal i9Brasil, o CEO da Residuum, Maurílio Correia contou que as expectativas a partir de agora são muito positivas para que possam garantir a oferta de serviços que possuem através da plataforma de gestão criada.

“Fomos procurados para uma negociação através de uma demanda que eles receberam de grupos internacionais que estavam buscando startups atuando na área de sustentabilidade e com ESG. Entendemos que fazer parte desse portfólio é um ganho para nós startup porque a operação é sempre o maior desafio de uma startup. Com a entrada da Amazônia Venture Builder exatamente na operação, entendemos que vamos desenrolar questões necessárias de forma mais imediata, tendo neles uma parceira de negócio completamente aliada aos nossos objetivos”, declarou Correia.

Também participaram do evento de lançamento o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jeibi Medeiros e o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Nilton Lins,,Carlos Guimarães.

Saiba mais

Ainda conforme a Amazônia Venture Builder, há um mercado promissor a partir de projetos, com características únicas e desafios distintos, que são desenvolvidos na região Norte. Segundo levantamento da Amazônia VB, com base em dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Manaus possui 84 startups, 38,8% com foco em B2B, 14,3% B2C e 36,7% B2B2C, contando que estão em busca de escalabilidade.

De modo geral, o objetivo de uma Venture Builder é promover as startups e direcioná-las estrategicamente no mercado. Em contrapartida, as VBs ganham participação acionária na startup, que segue até o exit, momento de “saída da startup” no qual toda a participação é vendida.

Amanda Mota para o Portal i9Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *