Regulador de dados da Noruega multará a Meta por violação de privacidade
O regulador de Proteção de Dados da Noruega, Datatilsynet, anunciou nessa segunda-feira (17) que irá impor uma multa diária de um milhão de coroas (US$ 100 mil) à Meta, dona do Instagram e Facebook, devido à violação das regras de privacidade do país.
De acordo com a agência governamental, a penalidade será aplicada de 4 de agosto a 3 de novembro, a menos que a gigante de tecnologia cumpra as medidas corretivas exigidas.
“Torna-se tão evidente que isso é ilegal que precisamos intervir agora e imediatamente. Não podemos esperar mais”, afirmou Tobias Judin, chefe da seção internacional da Datatilsynet, à Reuters.
Em resposta à multa, a Meta declarou que irá revisar a decisão do Datatilsynet. A empresa acrescentou que a medida não afetará imediatamente seus serviços.
A multa do Datatilsynet surge dias após o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidir que a Meta não pode coletar dados do usuário para fins de publicidade comportamental. Embora a Noruega não faça parte da União Europeia, ela está integrada ao mercado único europeu.
Vale lembrar que, em dezembro, o regulador de dados da Irlanda (DPC), onde a Meta tem sua sede europeia, também alertou a empresa para interromper a prática de publicidade.
Com informação Reuters