#Notícias

Bicicletas elétricas superam carros em até 66% no tempo de deslocamento, aponta estudo

24 de julho de 2023

Levantamento realizado pela Tembici, startup de micromobilidade, trouxe dados surpreendentes sobre a eficiência das bicicletas elétricas em comparação com os carros, em trajetos urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro.

O estudo considerou viagens realizadas em horários de pico ao longo de 2023 e revelou que as bicicletas elétricas apresentaram uma redução impressionante de até 66% no tempo de deslocamento, tornando-se uma alternativa viável e eficiente para enfrentar o trânsito congestionado das grandes cidades.

Segundo o recorte considerado, trajetos mais longos, com distâncias de 9 a 10 km, que normalmente levariam em média 21 minutos de carro, foram realizados em apenas 7 minutos com o auxílio das bicicletas elétricas.

A média total de economia de tempo nas capitais foi de 26%, considerando uma amostra de 40 mil viagens. Além disso, os deslocamentos de bike elétrica em 2023 foram, em média, 42% mais longos e 33% mais rápidos se comparados às bicicletas convencionais nas duas capitais.

“As bicicletas se provam como uma alternativa viável e eficiente, especialmente em trechos urbanos engarrafados, oferecendo aos usuários a oportunidade de economizar tempo e chegar de forma mais rápida a seus destinos”, declarou Tomás Martins, CEO da Tembici.

A praticidade e os benefícios das bicicletas elétricas se tornam ainda mais evidentes ao considerar o contexto das grandes metrópoles. Com o modal elétrico, as pessoas podem superar ladeiras com pouco ou nenhum esforço, economizar tempo, se exercitar e contribuir para a construção de centros urbanos mais sustentáveis.

O compartilhamento das bicicletas tem se destacado como a solução mais eficaz, cômoda e econômica para as cidades, eliminando preocupações com a manutenção e tornando-as acessíveis para um maior número de pessoas.

Diante do potencial transformador das bicicletas elétricas, o bike Itaú anunciou que aumentará significativamente sua frota de modais elétricos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Com o planejamento de expandir em 220% a disponibilidade de bicicletas elétricas em cada cidade até o fim de 2023, o bike Itaú consolidará essas metrópoles como os maiores sistemas de bicicletas elétricas compartilhadas da América Latina.

A mudança para esse meio de transporte alternativo e sustentável representa não apenas uma oportunidade para driblar o trânsito congestionado, mas também uma escolha em prol da mobilidade urbana consciente e da preservação do meio ambiente.

Portal i9Brasil, com informações do Startupi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *