#É destaque

Estudantes do Ifam participam da Mostra Brasileira de Foguetes

29 de maio de 2023

Despertar o interesse dos estudantes pela compreensão dos fenômenos que ocorrem no universo, utilizando foguetes construídos a partir de garrafas pet. Essa é a proposta da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma atividade olímpica promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), aberta à participação de alunos do ensino fundamental, médio e superior, em quatro níveis distintos.

Para a instituição, essa atividade experimental permite que os estudantes construam e lancem foguetes obliquamente, utilizando uma base de lançamento. As equipes, compostas por até três estudantes, têm a oportunidade de explorar conceitos de física na prática e competir com outras instituições em termos de provas teóricas e atividades práticas.

A mostra é desenvolvida tanto dentro das instituições de ensino quanto em locais externos previamente definidos pelos organizadores. No caso do IFAM, as primeiras etapas ocorrem no próprio campus (IFAM-CMC), enquanto o lançamento dos foguetes é realizado no IFAM-CMZL.

É voluntária a participação dos estudantes, e todos recebem um certificado de participação ao final da atividade olímpica. A MOBFOG também proporciona reconhecimento aos destaques da mostra. Serão distribuídos troféus e medalhas para as equipes que obtiverem os maiores alcances e apresentarem a melhor personalização do conjunto “Foguete + Base”.

Além disso, a Comissão Nacional pode convidar uma das equipes participantes para a Jornada Nacional de Foguetes, um evento anual realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Entre os principais resultados esperados com a MOBFOG, destaca-se o despertar do interesse dos estudantes pela compreensão dos fenômenos físicos presentes no universo. A atividade visa proporcionar aos participantes conhecimentos suficientes para competir em outros níveis e superar dificuldades relacionadas ao entendimento dos fenômenos observados.

A consolidação das etapas dessa atividade olímpica busca ampliar os domínios cognitivos dos estudantes e incentivá-los a ingressar no campo da pesquisa científica. A participação na MOBFOG não se restringe apenas aos alunos do IFAM. Acadêmicos da Licenciatura em Física também estão participando de forma voluntária.

Com informação do site do Ifam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *