Estudantes do Ifam participam da Mostra Brasileira de Foguetes
Despertar o interesse dos estudantes pela compreensão dos fenômenos que ocorrem no universo, utilizando foguetes construídos a partir de garrafas pet. Essa é a proposta da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma atividade olímpica promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), aberta à participação de alunos do ensino fundamental, médio e superior, em quatro níveis distintos.
Para a instituição, essa atividade experimental permite que os estudantes construam e lancem foguetes obliquamente, utilizando uma base de lançamento. As equipes, compostas por até três estudantes, têm a oportunidade de explorar conceitos de física na prática e competir com outras instituições em termos de provas teóricas e atividades práticas.
A mostra é desenvolvida tanto dentro das instituições de ensino quanto em locais externos previamente definidos pelos organizadores. No caso do IFAM, as primeiras etapas ocorrem no próprio campus (IFAM-CMC), enquanto o lançamento dos foguetes é realizado no IFAM-CMZL.
É voluntária a participação dos estudantes, e todos recebem um certificado de participação ao final da atividade olímpica. A MOBFOG também proporciona reconhecimento aos destaques da mostra. Serão distribuídos troféus e medalhas para as equipes que obtiverem os maiores alcances e apresentarem a melhor personalização do conjunto “Foguete + Base”.
Além disso, a Comissão Nacional pode convidar uma das equipes participantes para a Jornada Nacional de Foguetes, um evento anual realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Entre os principais resultados esperados com a MOBFOG, destaca-se o despertar do interesse dos estudantes pela compreensão dos fenômenos físicos presentes no universo. A atividade visa proporcionar aos participantes conhecimentos suficientes para competir em outros níveis e superar dificuldades relacionadas ao entendimento dos fenômenos observados.
A consolidação das etapas dessa atividade olímpica busca ampliar os domínios cognitivos dos estudantes e incentivá-los a ingressar no campo da pesquisa científica. A participação na MOBFOG não se restringe apenas aos alunos do IFAM. Acadêmicos da Licenciatura em Física também estão participando de forma voluntária.
Com informação do site do Ifam