#Notícias

Uso da inteligência artificial em políticas públicas como um dos destaques no Startup20

27 de fevereiro de 2024

Especialistas presentes no Startup20, que finalizou nesta segunda-feira (26) no Amapá, defenderam o uso da inteligência artificial como solução célere e efetiva para melhoria das políticas públicas. O evento é mundial e inédito no país na área da inovação e da tecnologia, reunindo cerca de 20 delegações e representantes das maiores potências mundiais

Os sistemas utilizando IA já vêm se tornando um aliado importante para governos, de acordo com os especialistas, seja no Brasil e em outros países.

Durante os debates, os palestrantes apresentaram modelos de startups que em outros estados prestam serviços para os governos com resultados positivos.

Exemplo dessa inovação, a Prefeitura de Recife contratou startups de todo o Brasil para resolver problemas na área de pavimentação e de saúde, iniciativa que também já vem sendo adotada por outras cidades, como Curitiba e São Paulo. 

Bernardo D’Almeida, diretor-presidente da Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel), enfatiza que o Amapá possui um grande potencial para fazer uma verdadeira transformação digital.

“O Amapá organizou a reunião de pessoas e empresas de startups capazes de trazer conhecimento e desenvolver um novo caminho para a formação digital do estado. Por outro lado, pela nova legislação que é o marco das startups temos a possibilidade de uma maneira mais ágil e rápida implementar soluções aqui, que sejam capazes de revolucionar a vida das pessoas e o ecossistema das startups com tudo o que é possível nesse mundo da inteligência artificial”, explicou.

O Amapá ganhou projeção no cenário global pelo uso de inovações tecnológicas na criação e desenvolvimento de startups. Embora, ainda seja, uma novidade no serviço público, o estado já é está avançado quando se trata de mundo digital e para alavancar ainda mais, a nova Lei de Licitações e Contratos e a Lei Complementar do Marco Legal de Startups e do Empreendedorismo Inovador, geram um cenário favorável. 

Luiz Guilherme Izycki, assessor técnico da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gnova e Inovação Aberta, reforça a necessidade de trabalhar em conjunto e defende o uso da IA para resolver problemas em geral.

“Nós temos que trabalhar unidos, a sociedade exige da administração pública uma entrega maior e, para isso, precisamos das startups. Desde 2021 temos uma regulamentação favorável que trouxe instrumentos jurídicos eficientes do ponto de vista de aquisição e renovação, como por exemplo, encomendas tecnológicas. Isso facilitou muito o uso da tecnologia para aprimorar políticas públicas”, ressaltou. 

O evento Startup20 é organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartup) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, e nos últimos três dias reuniu representantes de 19 delegações que compõem o grupo do G20, mais a União Europeia e a Africana. 

Inteligência Artificial em favor do progresso 

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas seja na área da saúde, moda, educação e lazer. A ideia é explorar tecnologias inovadoras para otimizar serviços, melhor atender as pessoas, além de promover o progresso.   

Há dois anos no mercado, o Gamerzônia é sucesso entre o público infantil, o CEO do aplicativo, Vinicius Sirino, conta que a ferramenta é uma espécie de jogo, mas que mostra os problemas reais de determinado local e conta a história da Amazônia pela visão dos povos tradicionais do local. 

“O gamer é um jogo educativo, onde as pessoas vivenciam os problemas daquela região e só mudam de fase ao usar as soluções sugeridas no jogo, sugestões que poderiam ser utilizadas na realidade para resolver os problemas”, detalha. 

Para criar a ferramenta foi realizado pesquisas, mapeamento, levantamento de dados e o processo de escuta com as pessoas de cada lugar, uma forma de traduzir fielmente no gamer o que as pessoas queriam mostrar. “O poder público juntamente com as startups têm um poder muito grande de transformação. Nos debates de hoje pude vivenciar isso, saímos daqui mais motivados e cheios de conhecimento” afirmou Sirino.  

Al Muhannad Wahaibi, veio para o Startup20 representando o aplicativo Oneverse, desenvolvido pela companhia asiática, Data Bridge, da qual ele é cofundador. Ele explica que o aplicativo usa inteligência artificial para englobar redes sociais, empresas, jogos eletrônicos e está presente em várias plataformas como computadores, realidade virtual e celulares.

“Reunimos pessoas dentro da realidade virtual, como um jogo. Lá você pode abrir negócios, alugar escritórios e conduzir reuniões dentro do aplicativo. Usamos a IA para ajudar pessoas a fazer progresso no trabalho, guiá-las com ferramentas como o ChatGPT. Nós podemos acionar o ChatGPT para um personagem dentro de um jogo de computador, que pode ajudar o jogador a tomar uma decisão, isso é algo benéfico e inovador”, afirmou. 

Startup20 no Amapá 

O Amapá foi sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. De 23 a 26 de fevereiro, o evento internacional e inédito no Brasil reuniu autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta. 

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abriu oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano. 

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana. 

Para o i9Brasil, com informações do Governo do Amapá

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *