#Notícias

Vencedor de Hackathon na Campus Party Amazônia, site ‘Amazon Hack’ segue com a missão de ajudar na melhoria da conectividade no AM

25 de outubro de 2023

O Amazonas é o sétimo pior estado do Brasil em conectividade, com quase 20% dos moradores sem cobertura de internet. A preocupante estatística, nos tempos atuais de um mundo globalizado, surgiu como resultado do trabalho desenvolvido para a criação do projeto ‘Amazon Hack’, apresentado na Campus Party Amazônia, neste mês de outubro em Manaus, e que venceu a competição dentro de um Hackathon.

O projeto consiste em um site de mapeamento de antenas no estado do Amazonas, que tem a missão de detectar as áreas com problemas de conectividade para as possíveis melhorias.

E as ações continuarão sendo desenvolvidas pela equipe criadora do ‘Amazon Hack’, composta por cinco desenvolvedores do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, com propostas de melhorias para os que necessitarem dos serviços.

De acordo com o professor David Lopes Neto, pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), esse sistema oferece uma visão clara e atualizada do status de implementação de antenas em todo o estado do Amazonas, que, por sua vez, fornece informações valiosas para atrair investimentos direcionados às áreas que mais necessitam.

“Foi um grande desafio. Tivemos apenas 48 horas entregar um projeto que atendesse a problemática. Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento regional, com impacto positivo em setores vitais como saúde, educação, preservação ambiental e empreendedorismo. Para isso, precisamos mapear a localização das antenas, aprimorar a conectividade, ter parceria com órgãos governamentais e colocar em prática o sistema de monitoramento na região”, explicou uma das integrantes do projeto ‘Amazon Hack, Rebeca Mendes, graduanda do curso de enfermagem na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em entrevista ao Portal i9Brasil.

Para a apresentação do projeto, com parte da equipe presencial e outra no virtual, foi produzido um vídeo demo do funcionamento do site, documento em PDF com os slides apresentando o projeto, todos disponibilizados no Youtube, além do próprio do site estar aberto ao público em geral, na internet. O prêmio pela primeira colocação foi de R$ 5 mil.

“Essa premiação coloca os estudantes e professores do Estado no cenário da inovação, cultura, universo digital e empreendedorismo em prol da sociedade, em especial, amazônica”, completou o professor David Lopes Neto.

Composição do time

Fazem parte do projeto ‘Amazon Hach’: Rebeca Mendes, graduanda do curso de enfermagem na Ufam e técnica em mecatrônica pela Fundação Matias Machline (FMM); Jonas Moreira Barbosa, bacharelando em Sistemas de Informação pelo ICET/ Ufam, na cidade de Itacoatiara (AM); Carlos Americo, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faeterj (RJ); Julia Oliveira, bacharela em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba (SP) e cursando UI design pela Awari, também em São Paulo; e Anderson Taveira da Silva, graduado em Ciência da Computação pela (Fucapi)/AM.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. O projeto está disponível no Github.

O ‘Amazon Hack’ surgiu do Hackathon denominado “Amazônia que eu quero”, com o tema “Como ampliar a conectividade do estado do Amazonas?”. A maratona fez da Campus Party Amazônia, que ocorreu do dia 11 a 15 de outubro deste ano, sendo o primeiro ano do evento na cidade de Manaus.

Cristiane Silveira – Portal i9Brasil

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *