#É destaque

Presidente da Abstartups fala sobre as iniciativas em favor do empreendedorismo da inovação na Amazônia

7 de abril de 2024

MANAUS – O i9Brasil Portal de Notícias conversou com a fundadora do Banco Digital Linker, Ingrid Barth (Foto). Atualmente, além de ocupar o cargo de presidente da Associação Brasileira das Startups (ABstartups), fazer  parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável da Presidência da República (Conselhão), ela também tem demonstrado um olhar atencioso sobre as iniciativas em favor da inovação na região Amazônica.

Neste ano, Ingrid Barth já esteve presente em dois importantes eventos realizados na região: o Startup 20 e o Startup Day, em fevereiro e em março, respectivamente. No primeiro, Barth esteve em Macapá (AP) e, no segundo, em Porto Velho (RO).

Importante destacar que a realização do Startup 20 no Amapá tem significativa relevância não somente para o estado, mas também para a Amazônia de modo geral, já que ele é um fórum de debate sobre o ecossistema de startups, tecnologia e pequenas e médias empresas (PMEs) em âmbito internacional.

Conforme agenda divulgada pela assessoria de Barth ao i9Brasil Portal de Notícias, no período 15 a 18 de abril, ela estará presente no Web Summit, onde delegados do Startup 20, irão discutir estratégias de promoção e fomento do setor em âmbito internacional. A reunião precede a Cúpula anual do G20, que também será realizada no Rio de Janeiro (RJ) no mês de novembro.

Em entrevista o i9Brasil Portal de Notícias, Ingrid Barth dá mais detalhes sobre os dias em que esteve nos estados amazônicos. Confira a entrevista a seguir:

Entrevista

  • Em janeiro deste ano, você esteve em Macapá por ocasião da realização do Startup 20 e pode conhecer mais de perto alguns detalhes sobre o ecossistema empreendedor amazônico. Na sua opinião, qual a importância do que vem sendo feito nessa região em favor do empreendedorismo e da inovação?

Minha recente visita a Macapá para o Startup20 foi uma experiência reveladora, proporcionando-me uma visão mais ampla do ecossistema empreendedor amazônico. O contato com startups e empreendedores de diversos estados da região amazônica e delegações internacionais ressaltou a importância crucial do trabalho que vem sendo desenvolvido em favor do empreendedorismo e da inovação.

Considero que este esforço é fundamental não apenas para o crescimento econômico local, mas também para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. As soluções inovadoras propostas pelas startups podem abordar desafios ambientais, sociais e econômicos de maneira integrada, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade e para o bem-estar das comunidades locais. Além disso, fortalecer o empreendedorismo na Amazônia ajuda na diversificação econômica, reduzindo a dependência de outras atividades e impulsionando a utilização sustentável dos vastos recursos naturais da região.

  • A respeito da realização do Startup Day no Brasil, gostaríamos de saber suas considerações sobre a relevância dessa programação para a região Amazônica?

A realização do Startup Day este ano na região amazônica foi extremamente impactante e significativa. O evento não só destacou o potencial inovador e empreendedor da região, mas também serviu como uma plataforma para conectar ideias, pessoas e recursos e também ajuda jovens estudantes a ter contato com a inovação.

A região amazônica, repleta de desafios únicos e oportunidades abundantes, mostrou-se um terreno fértil para startups que buscam soluções sustentáveis e inovadoras. Acredito que o evento conseguiu cumprir seu propósito de inspirar e fortalecer o ecossistema empreendedor local, mostrando que a Amazônia pode ser um polo de inovação reconhecido nacionalmente e internacionalmente.
  • Durante a realização do Startup Day, vocês esteve na cidade de Porto Velho (RO). O que poderia destacar sobre o que viu por lá?

Sobre o Startup Day em Rondônia (RO), o que realmente me marcou foi a energia e o engajamento dos participantes. Estar lá pessoalmente me permitiu sentir o dinamismo e a paixão dos empreendedores locais que estão determinados a fazer a diferença.

Uma das coisas que mais me impressionou foi a diversidade de projetos apresentados, abrangendo desde tecnologias sustentáveis até soluções para desafios sociais locais. Foi inspirador ver como a comunidade empreendedora em RO está vibrante e comprometida em criar um impacto positivo utilizando a inovação como ferramenta.

Saiba mais sobre Ingrid Barth

Formada em Economia pela Universidade Metodista de São Paulo, possui MBA em Administração pela FIA Business School, já atuou na Associação Brasileira de Fintechs e no Comitê de Jovens Empreendedores na Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).

Amanda Mota para o i9Brasil Portal de Notícias

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *