Programa Ciência na Escola chega à rede municipal de ensino de Tefé (AM), em parceria inédita
O Programa Ciência na Escola (PCE), que incentiva jovens estudantes a ingressarem no mundo da pesquisa e da inovação, começa a expandir-se, a partir de Manaus, para outros municípios do Amazonas. E já começando neste 2024 pela cidade de Tefé (distante a 523 km da capital).
Sob a coordenação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela primeira vez, professores da rede municipal de ensino da educação básica de Tefé poderão submeter propostas de projetos no Programa Ciência na Escola – Edição 2024.
A parceria foi firmada na última segunda-feira (15), entre a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, e o secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec) de Tefé, Marcus Lúcio de Sousa, por meio do Termo de Acordo de Cooperação Técnica de N° 001/2024.
A proposta é expandir essas parcerias a outros municípios do estado, dando assim oportunidade a professores da rede básica de ensino de cidades amazonenses a submeterem projetos ao edital, a exemplo do que já ocorre com projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e escolas municipais de Manaus.
Fortalecimento da ciência
O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, classificou a conquista como um divisor de águas na história do programa, e destacou que a partir desta ação espera-se que secretários de educação de outros municípios do Amazonas também voltem o olhar para parceria como essas que fortalecem a pesquisa básica no interior do estado.
“Por meio da Fapeam, o Governo do Estado vai dar essa oportunidade para que tenhamos mais um parceiro institucional. E assim, fortalecemos cada vez mais o PCE que completa 20 anos, em 2024”, comentou a diretora-presidente.
Na ocasião, Marcus Lúcio também falou dos benefícios que a região de Tefé terá com a implementação do PCE. Ele lembrou a importância de estudantes terem acesso à área da pesquisa ainda no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a ajuda de professores que motivem jovens cientistas em potencial.
“Tefé será o primeiro município do interior a também concorrer ao edital. Agora poderemos participar e desenvolver projetos já existentes nas escolas, precisamos divulgá-los. Com o apoio da Fapeam, isso vai ser muito gratificante para o município”, declarou o secretário da Semeec.
Para o i9Brasil, com informações da Fapeam
- Sebrae no Piauí é finalista em quatro categorias do Prêmio Carnaúba Valley 2024
- Grupo Navegam anuncia nova CEO e reforça estratégia de crescimento para 2025
- Incubadora da FPFtech, WIT impulsiona ecossistema de inovação na Amazônia
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional
- Prêmio Fapeam de CT&I – Ennio Candotti – Edição 2024 divulga lista de indicados