#Oportunidades

MIDR realiza consulta pública sobre o Programa de Bioeconomia e Desenvolvimento Regional

28 de abril de 2023

Com a finalidade de promover um diálogo com a sociedade brasileira, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realiza consulta pública com vistas ao lançamento do Programa de Bioeconomia e Desenvolvimento Regional (BioRegio) como estratégia de implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. A consulta iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 10 de maio deste ano, pelo site: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-programa-bioeconomia-e-desenvolvimento-regional-sustentavel-bioregio.

De acordo com o MIDR, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional traz marcos conceituais relevantes sobre os temas da Bioeconomia e da Sociobiodiversidade.

A bioeconomia apresenta-se hoje como alternativa para o desenvolvimento sustentável de diversas regiões do país, com destaque para a Amazônia. Como a Bioeconomia compreende um campo multidisciplinar e ainda em construção, o Governo acredita que é necessário qualificar o que se deseja implementar em determinado contexto ou região com base nessa temática.

Para isso, apresenta-se a proposta de programa executivo, visando a contribuir para a estruturação de cadeias produtivas baseadas no extrativismo e no manejo sustentável em todos os biomas brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a inclusão produtiva e a geração de renda, por meio da atração de investimentos e parceria com empresas para o beneficiamento e insumos e adição de serviços especializados aos produtos derivados da bioeconomia.

“A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional alegra-se em dar as boas-vindas à sociedade brasileira,  agradecendo desde já suas contribuições nesse esforço conjunto para a reconstrução e união no combate às desigualdades regionais, na construção de um programa que atenda aos anseios das comunidades e dos povos tradicionais e da agricultura familiar, na atração de investimentos em tecnologia, beneficiamento e serviços, valorização e promoção da conservação e uso sustentável dos biomas brasileiros e ativação dos potenciais regionais de desenvolvimento”, diz o Ministério em nota do Portal.

Com informações do Portal do Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *