Missão Sebrae e Apex levam startups amazonenses para destaque internacional no Web Summit Lisboa
A Web Summit Lisboa, uma das principais conferências de tecnologia do mundo, foi palco para a participação de startups amazonenses, impulsionadas pela Missão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa promover a internacionalização e conectar empreendedores brasileiros a oportunidades globais.
Fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey, a conferência foca em tecnologias da internet, atraindo desde empresas da Fortune 500 até pequenas startups de tecnologia. É realizada anualmente desde 2009.
Conheça as startups que representam o Amazonas nesta edição
Aeroriver: Desbravando os Céus da Amazônia
A Aeroriver, fundada em outubro de 2020, surge como uma resposta aos desafios logísticos da região Amazônica. Inspirada pelos antigos ekranoplanos da União Soviética, a empresa desenvolveu um veículo de efeito solo para superar as vastas distâncias de maneira rápida e econômica.
Time Aeroriver com representantes do Sebrae/AM no Pavilhão Brasil, com os presidentes da Apex e Sebrae
Para Túlio Duarte, Co-Fundador da Aeroriver, a parceria de órgãos brasileiros nessa missão foi essencial para o reconhecimento internacional da startup que agora pode contar com uma rede de contatos para estreitar parcerias internacionais.
“Com o suporte do Sebrae e da Apex, conseguimos realizar conexões e trazer importante visibilidade para o projeto. Nosso objetivo é estabelecer parcerias com outras startups, iniciamos conversas com possíveis investidores e alcançamos grande visibilidade para nossos projetos, inclusive com autoridades brasileiras”, enfatiza Duarte.
Chemical: Tecnologia Socioambiental na Palma da Mão
Outra representante do estado do Amazonas, a startup Chemical, apresentou-se na Web Summit com sua inovadora tecnologia socioambiental. Através do aplicativo MARAI, a empresa mensura a qualidade da água com conectividade IoT, exibindo os resultados diretamente no celular.
Com planos de assinatura, a Chemical visa preservar os recursos naturais, oferecendo um plano gratuito para a comunidade e um corporativo para indústrias, laboratórios, mineração e órgãos de fiscalização.
“Esse evento é muito diferente o do vivemos no Brasil. Em Lisboa, tivemos oportunidades incríveis e a felicidade de nos conectar com várias oportunidades em escala internacional. Temos a certeza de que a Chemical pode atender diversos mercados, em nível mundial”, analisa a CEO da Chemical, Elaine Pires (foto).
Para a Gerente de Relacionamentos Institucionais do Sebrae-AM, Miza Arruda, a parceria com a Apex e o incentivo às startups do Norte do Brasil foi um sucesso e novas missões já estão em fase de planejamento para o próximo ano.
“O SEBRAE, em parceria com a Apex, tem incentivado a participação das startups na internacionalização. Para 2024, já temos planos para outras missões em diversos eventos, incluindo o Web Summit, devido aos resultados positivos desta edição”, destaca Arruda.
A participação das startups amazonenses na Web Summit destaca a importância dessas iniciativas para impulsionar o potencial inovador do Brasil no cenário global, promovendo o desenvolvimento econômico e a visibilidade internacional das empresas nacionais.
Davi Albuquerque, para o Portal i9Brasil
Fotos: Túlio , Chemical e Sebrae