#Notícias

“UEA faz Ciência e Tecnologia de ponta”, declara vice-governador do AM

14 de novembro de 2023

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, acompanhado do Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Jeibi Medeiros da Costa, e do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, esteve na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) na tarde desta terça-feira (14/11).

Ao lado do reitor da Universidade, André Zogahib, os visitantes conheceram alguns laboratórios da EST/UEA e o projeto do Parque Tecnológico, idealizado para impulsionar a inovação e fortalecer a Zona Franca de Manaus.

Em seu perfil no Instagram, o vice-governador declarou: “Orgulho em saber que a nossa UEA, por meio da EST, faz Ciência e Tecnologia de ponta e ajuda no desenvolvimento tecnológico e econômico do Amazonas. Contem comigo para que esse potencial seja cada vez mais aproveitado, pensando sempre no bem-estar da nossa gente”.

Apresentação de projetos

O vice-governador e sua comitiva também participaram de uma reunião com o reitor da UEA, com o diretor da EST/UEA, Jucimar Maia, com coordenador geral do do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE/HUB), André Printes, e com outros professores do LSE/HUB.

Os projetos Curupira e projeto Yara, considerados pelo LSE/HUB como os mais recentes e de alto impacto do laboratório foram apresentados em detalhes aos visitantes.

O projeto Curupira foi apresentado por um de seus idealizadores, o prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes (foto).

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, o Curupira representa uma ferramenta muito útil para aprimorar o monitoramento e vigilância da mata: “Estão de parabéns pelo desenvolvimento desse sistema. Pelo que eu vi hoje, tenho certeza de que este projeto pode vir a se tornar uma grande ferramenta de preservação ambiental.” afirmou Taveira.

Saiba mais sobre o Projeto Curupira:

O Projeto Yara, conforme informações do LSE/HUB, faz parte do projeto Curupira como iniciativa voltada para o monitoramento das águas dos rios. Com o Yara, obtém-se informações, em tempo real, sobre os parâmetros físico-químicos do fluido, para que sejam avaliados tendo como base os dados normativos das agências reguladoras.

A apresentação foi feita pelo professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), Thiago Flores. O Projeto Yara foi um dos destaques da UEA na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), em Brasília, no começo deste mês de novembro.


Amanda Mota – Portal i9Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *