Inova Amazônia abre inscrições para programa de aceleração de startups
O Programa Inova Amazônia 2023, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segue com inscrições abertas até dia 10 de setembro. O objetivo desta iniciativa é potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.
Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas detentoras da ideia inovadora, cujo modelo de negócio tenha como premissa o desenvolvimento de atividades empresariais ligadas à bioeconomia, com a utilização sustentável de recursos naturais da biodiversidade da Amazônia.
Saiba mais
Para aqueles que passarem na primeira fase do programa serão oferecidos dois meses de pré-aceleração on-line. Já para aqueles que foram selecionados para a segunda fase do programa serão oferecidos seis meses de aceleração, preferencialmente presencial no estado base da chamada, além de uma bolsa de apoio durante os mesmos seis meses.
Os projetos aprovados para a fase 2 deverão se apresentar ou constituir Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI) nas Unidades Federativas base das chamadas.
Por fim, na terceira e última fase, serão oferecidos dois meses de capacitação para internacionalização. Os custos de deslocamentos e abertura de empresas não serão apoiados pelo programa.
Assim, o Sebrae espera estimular empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade, de maneira que seus recursos sejam renovados durante o uso. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza.
*Matéria atualizada em 4//2023
Amanda Mota – Portal i9Brasil
Leia também:
- Corecon-AM/RR tem nova diretoria para 2025: economista Michele Aracaty é eleita presidenta e Karla Martins, vice-presidenta
- Sebrae no Piauí é finalista em quatro categorias do Prêmio Carnaúba Valley 2024
- Grupo Navegam anuncia nova CEO e reforça estratégia de crescimento para 2025
- Incubadora da FPFtech, WIT impulsiona ecossistema de inovação na Amazônia
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional