#Notícias

Startup Brasileira e Agência Brasileira de Cooperação enviam purificadores de água para a Faixa de Gaza

21 de outubro de 2023

Em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, a startup brasileira PWTech, entregou 35 purificadores de água para doação humanitária do governo brasileiro para a Faixa de Gaza. A PWTech possui uma tecnologia de baixo custo capaz de tornar águas não potáveis e até contaminadas próprias para o consumo humano.

Os equipamentos enviados à região do conflito têm potencial de gerar mais de 5 mil litros por dia de água potável, em 24 horas de funcionamento. É portátil e capaz de remover 100% de vírus e bactérias da água.

Assistência humanitária

O pedido de assistência humanitária foi recebido na tarde do feriado do dia 12 de outubro, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, cujas competências abrangem toda a cooperação humanitária prestada e recebida pelo Brasil.

Para cumprir os prazos exíguos, a ABC/MRE transmitiu a demanda à PWTech, que contratou transporte e fez a entrega de 35 equipamentos aos cuidados da FAB, em São Paulo, em 6 horas e sem custo. 

Escassez de água potável

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 95% da população de Gaza não dispõe de água potável. Devido à extração excessiva do aquífero costeiro e à infiltração pela água do mar e esgotos, a água da torneira é salgada, poluída e imprópria para beber.

A Agência Brasileira de Cooperação informou, com base no relatório da OMS, que uma pessoa precisa de, no mínimo, 100 litros por dia — para beber, lavar, cozinhar e tomar banho — e, em situações emergenciais e de crises de, pelo menos, de 7,5 a 15 litros por dia.

Tecnologia da PWTech

Desenvolvida no Brasil, em 2018, com apoio técnico de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a tecnologia da PWTech foi reconhecida em 2022 pela ONU como uma solução humanitária no acesso à água potável em crise humanitária.

Para o futuro, a startup quer montar estoques em áreas estratégicas em parceria com a ABC/ MRE reagindo rapidamente a eventos naturais e de guerra.

Portal i9Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *