#Notícias

Projeto busca instituir Política Municipal de Inovação em Manaus

12 de julho de 2023

Manaus poderá contar, em breve, com uma Política Municipal de Inovação. Instrumento que orientará as atividades do poder público local junto aos entes que compõem o ecossistema municipal de inovação. Assim, caberá a implantação de um modal econômico sustentável e ecologicamente correto, com estímulo ao empreendedorismo, à pesquisa, à capacitação do capital intelectual no ambiente produtivo da cidade e à produção de inovação científica e tecnológica.

A proposta está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio de Projeto de Lei no 187/2022, de autoria do vereador Gilmar Nascimento (sem partido). Nesta quarta (12/7), foi aprovado o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), confirmando a legalidade do projeto, que segue agora para a Comissão de Economia e Finanças.

Autor do PL, o vereador Gilmar Nascimento explica que a implantação de um modelo econômico de sucesso, reconhecido e utilizado por outras capitais do país, trará para a cidade de Manaus uma nova oportunidade nessa área da tecnologia e da inovação.

“A nossa capital poderá se inserir no mapa do desenvolvimento tecnológico, sustentável de baixo impacto ambiental, altamente lucrativo e com foco na geração de emprego e renda.  Além da autonomia regulatória e de gestão independente pelo município, longe da instabilidade jurídica ou política, como vem ocorrendo com o modelo da Zona Franca de Manaus nos últimos anos”, destaca o vereador.

Empreendimentos inovadores

Com a Política Municipal de Inovação no município de Manaus, pretende-se melhorar a prestação de serviços públicos locais, valorizando os profissionais da região, além do fortalecimento da Zona Franca de Manaus, com a oferta de mão-de-obra qualificada.

Dentre os projetos e programas que o município poderá apoiar, por meio dessa futura legislação, estão os voltados à geração e à transferência de conhecimentos de inovação; à capacitação de pessoas; à realização de estudos técnicos e de pesquisas científicas, como ainda à promoção de conhecimentos que impactem no desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo e inovação na população.

Na justificativa da proposta também consta apoio a empreendimentos inovadores de base tecnológica ou de cunho social e a entidades que integrem o ecossistema municipal de inovação. Além da cooperação com o Governo Federal, Estadual e de outros municípios, para promoção e difusão de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e social integrado, ambiental e ecologicamente sustentável, ampliando empreendimentos decorrentes de ideias inovadoras e à geração de emprego e renda de alto valor agregado.

_Texto: Cristiane Silveira para o i9Brasil_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *