#Notícias

Ministério da Saúde quer incluir inteligência artificial no SUS para reduzir filas

25 de maio de 2023

O Ministério da Saúde planeja a inclusão de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS), como o uso da inteligência artificial (IA) nos serviços de atendimento à população. O objetivo é simplificar a vida do usuário, como diminuir as filas de atendimento, por exemplo.

Segundo Cleinaldo de Almeida Costa, diretor de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, o Ministério da Saúde está desenvolvendo o SUS Digital, que vem a ser a inclusão digital em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a atenção primária (em Unidades Básicas de Saúde) até a atenção terciária (de alta complexidade, como Unidades de Terapia Intensiva).

“O programa deve repensar o acesso ao SUS por meio de aplicativos ou de uso de inteligência artificial ou de big data e redesenhar a saúde para os próximos 20 anos”, declarou.

Através do SUS Digital, o Ministério pretende que os diagnósticos possam ser otimizados, o atendimento na saúde pública seja mais ágil e haja mais inclusão.

Para o diretor de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, os desafios para a implantação do SUS Digital no país são: melhorar a infraestrutura de rede e garantir a segurança dos dados dos usuários que utilizam esse sistema.

“Precisamos é trabalhar muito fortemente a conectividade no nosso país. Estamos trabalhando dentro do Sistema Único de Saúde em uma realidade nova chamada Lei Geral de Proteção de Dados, no sentido de fortalecer a experiência digital dos usuários e aproximar a saúde no dia a dia da cidadão brasileiro”, comentou.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *